Bem-estar social, entretenimentos, urbanização, valorização mobiliária, geração de emprego e renda, foram os principais pontos discutidos com moradores do bairro Marechal Rondon e Conjunto 22 de Dezembro – área de abrangência do Porto Velho Shopping, o primeiro de grande porte da Capital – com os responsáveis pelo empreendimento, a Ancar, empresa responsável pela construção e manutenção do shopping. A reunião, a pedido dos moradores, ocorreu na sexta-feira (13), às 20 horas, no Aquárius Selva Hotel.
A apresentação do empreendimento, feita pelo superintendente do Porto Velho Shopping, engenheiro Flávio Sertã Furtado de Mendonça, correspondeu a expectativa dos moradores que anseiam pelo projeto. Mãe de três filhos adolescentes, a funcionária pública Sônia Maria Vernek, se mostrou otimista com a construção do Shopping, principalmente pela geração de emprego e inúmeras opções de entretenimento para os jovens. Há 21 anos morando no Conjunto 22 de Dezembro, Sônia disse que está contando os dias para inauguração do shopping.
Para o morador José Carlos Mendes, 43, o shopping chegou em boa hora. “O terreno estava abandonado há anos juntando todo tipo de sujeira. Agora a gente só tem o que comemorar”, disse.
Quem também participou da reunião foi o vereador Mário Jorge, ilustre morador do bairro. Além de apoiar o empreendimento, ele acredita em uma parceria dos empresários da Ancar com os moradores do Conjunto para construção de um projeto de urbanização e estilização de uma área verde, com iluminação, quadras de esportes e pista para caminhada.
O superintendente do Porto Velho Shopping destacou, na reunião, a experiência e know how da Ancar, uma empresa especializada na administração de centros de compras, serviços e lazer e que atua em parceria com empreendedores e lojistas em todas as fases do desenvolvimento de um shopping center - desde as pesquisas de mercado iniciais, passando pelo planejamento e negociação das lojas, até a gestão do cotidiano do empreendimento -. Segundo Mendonça, a marca Ancar se traduz em experiência na administração de shoppings bem sucedidos, como por exemplo, a gestão dos shoppings Conjunto Nacional em Brasília, Iguatemi Porto Alegre, Shopping Nova América, Rio Design Leblon e Rio Design Barra no Rio de Janeiro, além do Pantanal Shopping em Cuiabá. A maioria conhecidos e visitados por grande parte dos moradores do Marechal Rondon e 22 de Dezembro, segundo constatação dos mesmos.
Giuliano Bragaglia, responsável pela parte comercial do Shopping explicou aos moradores que o Porto Velho Shopping terá uma arquitetura moderna e inovadora, com 150 lojas, área de entretenimento e lazer, quatro lojas âncoras, cinco salas de cinema, quatro megastores, 12 operações de alimentação, quatro restaurantes.
Ele disse ainda que o Shopping terá equipes de profissionais de segurança, limpeza, atendimento ao cliente e um complexo de atendimento gratuito para as famílias, abrangendo fraldário, banheiros, sala de amamentação e espaço infantil, sala de espera e serviços como guarda-volumes, cadeiras de rodas, carrinhos para bebês. “Tudo isso faz parte do programa de valorização da empresa aos clientes”, ressaltou Giuliano. O superintendente Flávio Mendonça também explicou o conceito diferencial da Ancar Gestão, uma empresa socialmente responsável que viabiliza programas que levem à integração da comunidade com os empreendimentos sob sua responsabilidade. Na ocasião ele destacou dois projetos sociais da Ancar: Plantando o Amanhã e Júnior Achievment. “A Ancar acredita que um shopping center é mais do que um centro de consumo e lazer. É geração de emprego, cursos profissionalizantes, apoio à comunidade local e ações sociais”.