Após denúncia de erros de informação Governo determina suspensão do uso das apostilas de História e Geografia de RO

Após denúncia de erros de informação Governo determina suspensão do uso das apostilas de História e Geografia de RO

Após denúncia de erros de informação Governo determina suspensão do uso das apostilas de História e Geografia de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após serem constatadas informações não condizentes com a realidade de Rondônia, antes mesmo da denúncia ser apresentada na Assembléia Legislativa do Estado, o governador Ivo Cassol determinou, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a imediata suspensão do uso de todo o conteúdo de História e Geografia de Rondônia contido nas Apostilas Recomeço, distribuídas no início do ano aos alunos do ensino médio da rede pública estadual. Além da suspensão, o governo estadual informou à empresa responsável que estava adotando providências cabíveis na forma da Lei 8.666/93, artigos 69 e 73, que prevê a obrigatoriedade do contratante promover reparos independente do tempo em que foi efetuada a entrega dos materiais. Também foi anunciada a formação de uma comissão composta por historiadores e geógrafos para análise e correção do material que deverá ser reimpresso em caráter de urgência para que os alunos não sofram prejuízos com o atraso das aulas e, principalmente, com o comprometimento da qualidade do ensino e aprendizagem sobre os aspectos históricos e geográficos de Rondônia. “Assim que tomamos conhecimento dos erros solicitamos aos representantes de Ensino da Seduc em Porto Velho e no interior do Estado que informassem as escolas sobre a medida adotada e determinamos que fosse feita correção em caráter de urgência”, afirmou o secretário estadual de Educação, Edinaldo Lustoza, que convocou entrevista coletiva para as 11 horas da manhã desta sexta-feira, em seu gabinete, na Seduc. Técnicos da editora Recomeço LTDA, de Curitiba/PR, responsável pelas publicações, já estão em Porto Velho para se inteirar dos problemas identificados e auxiliar nas correções devidas, reconhecendo a sua parcela de responsabilidade com os equívocos. Mesmo sabendo que isso implica em mais tempo para a preparação das apostilas, Lustoza explicou que a suspensão foi a medida mais adequada para o Governo do Estado por entender que a qualidade da educação começa pelo uso de materiais pedagógicos atualizados e profissionais capacitados. Ele ressaltou, ainda, que embora o Governo não pretenda fugir de sua responsabilidade, deve-se salientar que as falhas ocorreram apenas no conteúdo de História e Geografia de Rondônia destinado aos alunos do 3º ano, que também receberam, sem erros, apostilas de Química, Física e Biologia, além de História e Geografia Geral. Com relação às apostilas que estão sendo utilizadas pelos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, a Seduc garantiu que não houve alterações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS