Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participaram na tarde da última quinta-feira (17) do Seminário para Discussão das Ações de Prevenção e Combate às Queimadas. O encontro foi promovido pelo Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), com o objetivo de avaliar as ações realizadas em 2007, no que se refere ao controle das queimadas e programar as estratégias para 2008.
Esse ano, de acordo com o secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito, o diferencial é a ampliação de números de parceiros. A Sedam vai buscar uma abrangência em todo Estado, “as ações deverão atingir todos os municípios para que a campanha tenha um alcance maior”.
Brito informou ainda que as ações de combate às queimadas se tornarão política de governo envolvendo todos os órgãos estaduais, municipais e federais, chegando aos municípios de forma massiva. São quatro frentes de trabalho: controle e fiscalização dos ilícitos voltados para a queimada; difusão de tecnologia alternativa ao uso do fogo; ações de educação ambiental e estrutura do Comitê de Prevenção e Combate as Queimadas.
As atribuições para cada órgão, serão definidas em reunião na próxima quarta-feira (23) no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, localizada na Estrada do Santo Antônio, nº 900, Parque Cujubim.
Estiveram presentes ao encontro, representantes da Sedam, Ibama, Sipam, BPA, Embrapa, Emater, Seapes, Aeronáutica, Defesa Civil do Estado e do Município, Sema, Ministério Público, Funasa, Agevisa e Caerd.