Visando uma maior humanização e reinserção social dos apenados, o Governo de Rondônia realiza neste domingo (15) o I Campeonato de Futebol de Salão da Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, em Porto Velho. Grande parte da massa carcerária da Unidade estará participando com 13 times, sendo dois de cada ala dos pavilhões.
Para este evento, os apenados receberão uniformes patrocinados pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Sérgio William Domingues Teixeira, e pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) através do Programa Pintando a Liberdade. Os três melhores times receberão medalhas que foram doadas pelo juiz.
O governador Ivo Cassol, que já mostrou ser um grande incentivador da prática esportiva, aprovou a idéia em utilizar as lições do esporte para ajudar na reintegração do preso. “Seja qual for o erro praticado, uma pessoa não pode ser privada de tudo quando está na cadeia. Assim, o esporte é um dos melhores caminhos para quem pretende realmente mudar”, destacou. Já o secretário de administração penitenciária, Gilvan Ferro, elogiou o empenho da direção da Penitenciária e da Assessoria de Reinserção Social que vem trabalhando para a realização deste importante evento.
Os jogos terão a participação dos familiares dos apenados na torcida, já que coincide com o dia de visita. Com regulamento oficial para o Campeonato, os times estão identificados com os seguintes nomes: Liberdade Fubebol Clube; Paz e Liberdade; Nova Geração Futebol Clube; Juventude; Revelação; Esporte Jovem Clube; Esperança Futebol Clube; Demolidor Fubebol Clube; Apocalipse; Flamengo do Panda; Barcelona; Real Panda Esporte Clube; e Euros Panda Esporte Clube.
Ação Social - A Igreja Metodista Wesleyana de Porto Velho realiza neste sábado (14), a partir das 19 horas, uma amostra dos trabalhos que a Associação Wesleyana de Ação Social (Awas) realiza dentro dos presídios da Capital. O evento acontecerá na avenida Marechal Deodoro com avenida Sete de Setembro.
Através do Projeto “Uma Gota de Amor Ágape”, a Awas atua há três anos no sistema penitenciário estadual com várias atividades focadas na ação social, tais como: assistência médica, odontológica e jurídica, e atendimento psicossocial para os apenados, seus familiares e também aos servidores penitenciários.
*
VEJA TAMBÉM:
*
TJ/RO implanta SAP nas comarcas de primeira entrância
*
Supremo pode regulamentar direito de greve no serviço público