A comemoração do 23º aniversário do Instituto de Previdência atraiu um grande número de autoridades. O evento aconteceu nesta quinta-feira, ao meio-dia, na sede do órgão e foi prestigiado pelo governador Ivo Cassol, deputados estaduais, secretários, diretores e funcionários do IPERON, entre outros.
A saúde financeira do Instituto foi um dos pontos tratados na ocasião. O órgão, no atual governo, tem alcançado inúmeras vitórias, como o acordo assinado com a Assembléia Legislativa para repasse de valores em atraso, acumulados praticamente desde o início da previdência estadual. Ou o caso da compensação previdenciária, que atrairá para o IPERON somatórios de recursos que o Instituto paga a inativos ou dependentes que contribuíram por muito tempo para a previdência geral.
O governador Ivo Cassol deixou claro que tem muita preocupação com o sistema previdenciário e que, no que depender dele, irá sempre prestigiar este setor, porque reconhece o valor do trabalhador, especialmente quando este chega a uma condição de necessitar do benefício da previdência. “Nosso governo trabalha com seriedade para dar uma melhor condição de vida a todos os rondonienses, inclusive os aposentados e pensionistas que ajudaram a construir este estado”, declarou o governador.
As conquistas do Instituto estão diretamente ligadas ao compromisso do governo do Estado em repassar regularmente os valores devidos à Previdência, seja a parte do servidor como a parte patronal. “Isso nos dá suporte para podermos arcar com todos os nossos compromissos e pensarmos em investimentos”, disse o presidente César Licório, que há seis meses comanda o órgão previdenciário.
Deputados estaduais compareceram a solenidade do Instituto para prestigiar a festa comemorativa dos 23 anos do Instituto. O fato foi notado e comentado pela maioria e não passou despercebido pelo governador que destacou a presença dos parlamentares, lembrando que em outros tempos Executivo e Legislativo não freqüentavam os mesmos eventos tão harmoniosamente. O IPERON tem mantido inúmeras conversações com a Assembléia Legislativa, tratando de situações de inativos e pensionistas daquele poder, bem como da regularização de repasses previdenciários.
O pensionista Esron Menenes, de 92 anos, a aposentada Olga Siqueira e o servidor Valdemir Araújo foram homenageados com placas comemorativas. O padre Enzzo Mangano e o pastor Lázaro de Oliveira Souza, fizeram a parte religiosa do evento.