Curso na Funasa capacita utilização de receptores GPS na ação de saneamento em áreas indígenas
O Departamento de Engenharia e Saúde Pública (Densp/Presidência) com apoio da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core/RO) realiza "Capacitação para Utilização de Receptores GPS nas Ações de Saneamento em Áreas Indígenas". O evento começa amanhã (07/04), no auditório da instituição.
O curso visa proporcionar aos servidores da Funasa, reflexões e práticas da utilização de receptores GPS de navegação, facilitando as coordenadas geográficas das obras e elementos dos sistemas de saneamento. Segundo a coordenadora da capacitação, Lindalva Coutinho a iniciativa visa ainda, o georreferenciamento das informações para melhoria da gestão e otimização das ações de saneamento em áreas indígenas.
A apresentação e identificação dos receptores GPS; e a importância do conhecimento do espaço geográfico nas questões de saúde pública, são alguns dos temas que serão abordados durante o curso. Também estão previsto a realização trabalho em grupo com mapas, cartas identificando os diversos elementos e, aula sobre páginas, funções, configurações de receptores GPS e transferência de dados.
Estarão reunidos 21 profissionais entre engenheiros e supervisores das Divisões de Engenharia e Saúde Pública, das Cores de Rondônia e Amapá. A capacitação será ministrada pelos instrutores: Adriana Gindri Salbego (engenheira civil); Hélio Tadashi Yamada (programador); Helena Magalhães Lira (geóloga) e Jaumir Marques Ferreira (técnico em informática).
A qualificação terminará na sexta-feira (11) e contará com a presença da chefe do Densp/Presidência, Lucimar Alves. A coordenação do evento está sob a responsabilidade do Setor de Capacitação (Secap/Direh).