Governo gaúcho deve suspender embargo a carne de Rondônia essa semana

Governo gaúcho deve suspender embargo a carne de Rondônia essa semana

Governo gaúcho deve suspender embargo a carne de Rondônia essa semana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul deverá publicar ainda esta semana uma portaria suspendendo o embargo à carne de Rondônia, em vigor desde fevereiro último, após a detecção de um foco da febre aftosa na Bolívia. Além de Rondônia, somente os Estados de Santa Catarina e Acre, junto com o RS possuem o status de área livre da aftosa com vacinação. A informação foi confirmada pelo presidente da Agência de Defesa Sanitária e Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Lorival Amorim ecomemorada pelo governador Ivo Cassol. “O trabalho de controle e fiscalização da sanidade animal, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com os produtores e diversos órgãos, é reconhecido com um dos mais sérios programas de vacinação animal do país, por isso, a liberação para a comercialização da nossa carne para o RS era apenas uma questão de tempo”, observou Cassol. A reabertura do mercado gaúcho para a carne de Rondônia, inclusive, motivou a ida de uma comissão de deputados estaduais e representantes do Governo do Estado, que explicaram ao governo gaúcho que o foco de aftosa em território boliviano não colocaria em risco o rebanho rondoniense, já que Rondônia mantém postos de fiscalização na fronteira que impedem o transporte de carne e produtos de origem animal. A volta da comercialização da carne é aguardada pelos frigoríficos gaúchos, que estão sofrendo com a falta de matéria-prima, situação que elevou o preço dos produtos em até 25%. Rondônia possui cerca de 11,5 milhões de cabeças e exporta para os gaúchos, principalmente, costela. Reunião - O presidente da agência Idaron participou nesta terça-feira(03) de encontro com o ministro Reinhold Stephanes. Em pauta, o controle nacional da febre aftosa, com ênfase na elaboração de propostas de controle sanitário nas fronteiras. A mobilização foi provocada pela suspensão do status de área livre de febre aftosa de boa parte do território brasileiro pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). *VEJA TAMBÉM: * Cassol destaca potencialidades de Rondônia em reunião na Fiesp * Apicultores participam de dia de campo em Rondônia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS