Um especialista consultado afirmou tratar-se de uma Ordem dos Gymnotiformes, que têm a capacidade de produzir corrente elétrica alternada. O espaço está aberto para que outros pesquisadores emitam seu parecer.
Um peixe, aparentemente desconhecido, foi capturado essa semana no rio Madeira, na região do bairro Nacional. Um borracheiro que trabalha no pátio de uma transportadora, aproveitava a sua hora de folga do trabalho para pescar e foi surpreendido quando puxou o anzol e deparou-se com o peixe que nunca tinha visto.
*O pescador ficou tão impressionado, que saiu mostrando para outras pessoas que pescavam às margens do rio e trabalhadores das proximidades, porém ninguém jamais tinha visto tal espécie. Curiosos tiram algumas fotos do peixe, e após a exposição, o pescador devolveu o peixe ao rio.
Um especialista consultado pelo rondoniaovivo.com, Marcelo dos Anjos, biólogo, e que tem como principal área de interesse o estudo dos peixes, afirmou que o peixe é da Ordem dos Gymnotiformes, porém o gênero e a espécie “só mesmo com o exemplar para corrermos a chave taxonômica”, afirmou o biólogo.
*Gymnotiformes são popularmente conhecidos como "peixes elétricos" por terem a capacidade de produzir corrente elétrica alternada, por seu tecido especializado, o órgão elétrico (Chagas & Carvalho, 1961; Bennett, 1971).
*Porém o pescador e as outras pessoas que pegaram o peixe, não sentiram qualquer corrente elétrica enquanto estiveram com o mesmo. O espaço fica aberto para que outros pesquisadores possam emitir seu parecer.