Docentes e acadêmicos de Fisioterapia da Fimca integram campanha de combate a Tuberculose

Docentes e acadêmicos de Fisioterapia da Fimca integram campanha de combate a Tuberculose

Docentes e acadêmicos de Fisioterapia da Fimca integram campanha de combate a Tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã da última segunda-feira (24) foi realizada a Campanha do Dia Mundial de Combate a Tuberculose com a participação de acadêmicos e professores do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA juntamente com profissionais do Núcleo de Tuberculose do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON). Durante toda a manhã cerca de 150 pessoas receberam informações sobre vários temas voltados a Tuberculose, destacando: prevenção, diagnóstico e tratamento. Os acadêmicos de Fisioterapia da FIMCA entregaram folhetos educativos disponibilizados pela Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de Rondônia e orientaram individualmente os pacientes do programa de Prevenção à Tuberculose, bem como, os amigos e familiares presentes no local. Segundo dados do Ministério da Saúde o Brasil tem 85 mil portadores da tuberculose, com cerca de seis mil mortes por ano. Só no ano de 2007 a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia notificou 70 novos casos, enfatizou a coordenadora de Fisioterapia da FIMCA, professora Neide Ribeiro. O professor Gustavo Gripp explicou que “a Tuberculose é uma doença crônica, infecto-contagiosa, produzida pelo Mycobacterium tuberculosis e que se caracteriza anátomo-patológicamente pela presença de granulomas e de necrose caseosa central, ainda representando um grande problema em Saúde Pública”. Gustavo afirmou ainda que “a doença pode atingir todos os grupos etários, embora cerca de 90% dos casos ocorram em adultos e 90% em sua forma pulmonar. De cada 100 pessoas que se infectam com o bacilo, cerca de 10 a 20% adoecerão”. De acordo com o professor Leandro Barbieri “a tuberculose além de ser uma doença altamente infecciosa, ela também apresenta um expressivo índice de mortalidade na atualidade. Assim, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é de fundamental importância para despertar na população o interesse pelo conhecimento sobre a doença, principalmente no que diz respeito à prevenção, pois a mesma inicia de forma assintomática ou com sintomas discretos que, geralmente passam despercebidos, como: tosse com escarro, perda de apetite, emagrecimento, dor no peito, febre baixa”. “Dados recentes do Ministério da Saúde indicam um aumento da incidência da Tuberculose em todo o território nacional. Desta forma é importante a ação preventiva que o Curso de Fisioterapia da FIMCA realizou em parceria com o CEMETRON”, finalizou a professora Rafaela Silva, também do Curso de Fisioterapia da FIMCA. O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho enfatizou que “é de extrema importância este trabalho social preventivo promovido em parceria com o CEMETRON através de seus profissionais com a participação efetiva dos nossos docentes e acadêmicos do Curso de Fisioterapia. Apoiamos incondicionalmente toda e qualquer iniciativa no sentido de informar a população e conscientizando a todos através deste valioso meio que é a prevenção”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS