O Sebrae/RO realizou recentemente uma série de visitas aos cinco municípios que integram a região sul do Estado articulando parcerias cujo objetivo é a capacitação e formação de empreendedores. O projeto tem como parceiros as prefeituras, associações comerciais e instituições de ensino superior.
São alvos da proposta os setores públicos e privados dos municípios de Colorado do Oeste, de Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Corumbiara e Chupinguaia, geograficamente inseridos no chamado Cone Sul.
A iniciativa do Sebrae tem como base o novo direcionamento que grandes conglomerados empresariais que se instalarão em Rondônia, especialmente na região centro-sul rondoniense, onde a economia baseia-se fortemente na agroindústria.
R20;A principal preocupação das prefeituras e das pequenas empresas é uma diretriz de qualificação e capacitação de mão-de-obra capaz de atender a um novo mercado de trabalho que surgeR21;, diz Carlos Eduardo Sakagami, da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae/RO. Para isso será necessária a montagem de uma agenda de cursos, palestras, seminários, oficinas para a formação de novos empreendedores.
O grupo de técnicos do Sebrae conversou tanto com os prefeitos como com os empresários sobre as vantagens de do capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que trata as compras governamentais.
Em Colorado do Oeste, por exemplo, identificou-se a necessidade de um pacote de capacitação para a comunidade, com cursos gerenciais, palestras e oficinas. No município há já parceria nos projetos de piscicultura e apicultura.
Na cidade de Cabixi, a prefeitura prepara-se para realizar um concurso público e a prefeitura tem interesse na qualificação dos novos contratados, a partir de abril. As oficinas realizadas pelo Sebrae também poderão ser realizadas junto aos jovens atendidos pelos projetos Sentinela e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Emprego
O município de Cerejeiras vive a expectativa de instalação de uma usina de etanol e de um frigorífico dentro de aproximadamente 40 dias. Ajudarão a incrementar a economia local e propiciar a qualificação para que a comunidade tenha acesso a esses empregos. Nesse caso, entraria entre os parceiros também a Escola Senai, na realização de cursos técnicos.
Duas capacitações, cujos conteúdos serão definidos, e uma oficina estão no mês de abril estão previstas para Pimenteiras do Oeste. Em Corumbiara, onde o Sebrae já atua no projeto de piscicultura, a alternativa encontrada pelo Sebrae e pela prefeitura foi a execução da ação Sebrae Itinerante, que apresentou bons resultados em 2007, com a realização de cursos, palestras, oficinas e atendimento a empresas e empreendedores.
Fizeram a apresentação os técnicos Carlos Eduardo (Atendimento Integrado), Saulo Gomes Gomes Leite (assessor da diretoria do Sebrae) e Rangel Vieira Miranda (gerente regional do Sebrae em Vilhena).