Ações e propostas à educação indígena em 15 municípios é discutida em evento

Ações e propostas à educação indígena em 15 municípios é discutida em evento

Ações e propostas à educação indígena em 15 municípios é discutida em evento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em atendimento à determinação do Governo do Estado de garantir educação de qualidade a todas as crianças e adultos em idade escolar, a Gerência de Ensino da Secretaria da Educação (GE/Seduc) está reunindo desta segunda (24) até a próxima quarta-feira (26) em Porto Velho cerca de 50 representantes da educação indígena de aldeias localizadas em 15 municípios rondonienses. O objetivo do evento, que acontece pela manhã e à tarde, no Rondon Palace Hotel, segundo a gerente de Ensino, professora Sônia Casimiro, é discutir ações, avaliar resultado de projetos já implementados e ainda apresentar propostas como à implantação do ensino fundamental de 9 anos, que deverá ocorrer de forma imediata/unificada e gradativa. Conforme o técnico da Educação Indígena da Seduc, Magno de Andrade, o Estado atende atualmente a 2.700 alunos indígenas, com a educação fundamental, através de 159 professores índios capacitados por meio do Projeto Açaí, que deverá formar mais uma turma nos próximos meses. A proposta, segundo ele, é de que a nova turma do Projeto Açaí ingresse de imediato no ensino superior, somando-se aos cerca de 20 que já ingressaram na Universidade Federal de Rondônia (Unir) ou instituições de ensino superior particulares, beneficiados por programas de financiamento (bolsas) ou sistema de quotas. Para a gerente Sônia Casimiro, que representou o secretário estadual da Educação, professor Edinaldo Lustoza, o evento é uma oportunidade para o intercâmbio de informações e experiências entre as lideranças indígenas e educadores das aldeias localizadas em Alta Floresta, Alto Alegre do Parecis, Ariquemes, Cacoal, Chupinguaia, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaci-Paraná, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho, São Francisco, Seringueiras e Vilhena. “Trata-se de um momento oportuno também para que todos apresentem os problemas enfrentados e também as sugestões”, afirmou a gerente de Ensino, completando que a educação escolar indígena vem recebendo tratamento especial por parte do Ministério da Educação e governo estadual, tendo como base um novo paradigma educacional que trata da interculturalidade, multilingüismo e etnicidade. O secretário Lustoza lembrou que o MEC, assim como o governo estadual, vem implementando uma política nacional de educação escolar indígena, através de ações articuladas com as secretarias estaduais e municipais de Educação, atendendo aos preceitos legais estabelecidos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. A abertura ainda contou com a presença do procurador da República, Francisco Marinho, que disse considerar a reunião um instrumento de vez e voz para que todos possam apontar problemas e alternativas. *VEJA TAMBÉM: * SEBRAE/RO - Parceiros consolidam projeto de turismo em Porto Velho * Fimca abre inscrições para processo seletivo e disponibiliza bolsas rotativas para cinco Cursos novos
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS