Chuva deixa em alerta cidades às margens dos rio Madeira, Guaporé e Machado em Rondônia

Chuva deixa em alerta cidades às margens dos rio Madeira, Guaporé e Machado em Rondônia

Chuva deixa em alerta cidades às margens dos rio Madeira, Guaporé e Machado em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A última medida das estações telemétricas da ANA (Agência Nacional de Águas) aponta para um lado preocupante no nível dos rios em Rondônia. Das 5 estações coletoras, 4 apresentam indicativo de nível acima da média, o que já é considerado como Estado de Atenção, pois uma cheia torna-se cada vez mais possível, dependendo do regime de chuvas ao longo do percurso. As estações que apresentam níveis acima da média são: Morada Jusante, localizada no distrito de Abunã, na fronteira com a Bolívia, onde o nível do rio Madeira está em 13,83 metros, quando o normal seria de 13,72 metros. Em Ji-Paraná, o nível do rio Machado às 10 horas de hoje chegou a 9,85 metros, quando o normal seria de 9,78 metros. No distrito de Tabajara, em Machadinho do Oeste, o nível do rio Machado também está acima da média, com 9,92 metros, quando o normal seria de 9,90 metros. Na faixa oeste, o nível do rio Guaporé em Pimenteiras do Oeste está em 6,85 metros, quando o normal seria de 6,59 metros. As estações ainda mostram uma pequena diminuição no nível dos rios Jaru, na mesma cidade, com nível de 6,72 metros e no rio Jamarí, em Ariquemes, onde o nível atualmente é de 7,02 metros. Uma elevação progressiva na região de Morada Jusante, onde o rio Madeira se forma, indica a possibilidade de cheia em Porto Velho, haja visto que as chuvas continuam nas bacias dos rios Beni e Mamoré, na Bolívia. Na região de Humaitá, no Amazonas, o Madeira já está em 23,10 metros, quando o normal seria de 22,95 metros. Diversas fazendas estão alagadas ao longo do Madeira, até Manicoré, centro-leste amazonense. Na região central de Rondônia, o nível do rio Machado também é preocupante nas regiões de Cacoal, Presidente Médici e Vale do Anari. A previsão ainda é de chuvas significativas nos próximos dias, o que aumenta o receio de enchente nos três maiores rios do Estado, onde atualmente residem mais de 700 mil habitantes em Porto Velho, Ji-Paraná, Pimenteiras do Oeste, Cacoal, Presidente Médici e Machadinho do Oeste juntas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS