Amazonas - FVS realiza mutirão de malária e dengue na Comunidade Cristo Rei

Amazonas - FVS realiza mutirão de malária e dengue na Comunidade Cristo Rei

Amazonas - FVS realiza mutirão de malária e dengue na Comunidade Cristo Rei

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANAUS - Para reduzir a quantidade de criadouros de mosquitos da dengue e da malária, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) está realizando ações de verificação e limpeza de áreas próximas a rios e igarapés e de locais onde há lixo e depósitos que acumulam água em Manaus. A ação está sendo realizada em parceria com as secretarias municipais de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Obras, Serviços Básicos e Habitação (Semosbh), e o objetivo é reduzir a ocorrência das duas doenças entre os moradores destas áreas. *A comunidade visitada durante esta semana foi a Cristo Rei, na zona Norte. A ação foi solicitada pelos próprios moradores, em função das características naturais do local, que, além de possuir um igarapé nas imediações da comunidade, apresenta outros criadouros que potencializam a incidência das doenças. *A atividade, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre técnicos de Educação em Saúde da FVS e servidores municipais, foi realizada durante todo o dia. Técnicos da Fundação percorreram as residências esclarecendo os moradores sobre a importância de manter o meio ambiente limpo para reduzir os riscos de proliferação de mosquitos e a transmissão de dengue e malária. Para auxiliar nesse sentido, os agentes municipais fizeram a remoção de lixo nos quintais e atuaram na limpeza das margens do igarapé, com a remoção de vegetação e outros resíduos. *Outra atividade realizada pelos técnicos da FVS foi a coleta e análise de sangue dos moradores. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental e Mobilização Social da FVS, Luciane Freitas, estas ações buscam detectar a presença do agente causador da malária. Ela destaca que mais de 200 famílias foram contempladas com a ação. *“Com atividades desta natureza, será possível reduzir os números de ocorrências de malária, que ainda são elevados na região, dadas as suas características naturais”, explica. A coordenadora prevê ações semelhantes em outras comunidades. *Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep) mostram que até a primeira semana de fevereiro deste ano, foram registrados 84 casos de malária na Comunidade Cristo Rei. No ano passado, durante todo o ano, foram notificados 240 casos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS