Centenas de crianças com idade entre 7 e 15 anos são beneficiadas com “Escolinhas Esportivas” implantadas em sete bairros da capital pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Esportes (Semes). A abertura oficial do programa - que vai atender a mais de 800 crianças, principalmente da periferia - ocorreu no último sábado (10) no ginásio comunitário do bairro Esperança da Comunidade, com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, dos secretários Emerson Castro (Esportes) e Josélia Saraiva (Agricultura); do deputado federal Eduardo Valverde e do vereador Zequinha Araújo.
*Durante a solenidade, o prefeito entregou os kits esportivos contendo bolas, redes, cones de sinalização, apitos, corda elástica e coletes para o treinamento dos alunos. Além de crianças, o projeto atende também a terceira idade e cadeirantes, com futebol e recreação. Inicialmente, o atendimento a terceira idade se limitará ao Bairro Esperança da Comunidade, mas Castro afirmou que pretende estender o trabalho aos demais bairros da capital. “Estamos fechando parcerias com os cursos de Educação Física das faculdades para trabalharmos com estagiários e, desta forma, poderemos atingir um número maior de pessoas com o projeto”, destacou.
*Por enquanto, serão atendidos os bairros Esperança da Comunidade, Eletronorte, Mariana, São Sebastião, Eldorado, Areal e Flamboyant. As modalidades oferecidas até novembro futebol, futsal e capoeira. Para Emerson, o projeto “é o início de um sonho em levar atividade esportiva à comunidade e, conseqüentemente, mais saúde”. Este ano são 14 ações destinadas a atender a população mais carente, entre elas, o “Ruralzão” e o campeonato de voadeira.
*Roberto Sobrinho destacou o trabalho que vem sendo feito na administração dele para incentivar a prática esportiva, a exemplo das duas quadras que estão sendo construídas - uma no distrito de Calama e outra em São Carlos. Ele citou ainda a construção de campos de futebol na área rural, visando incrementar o Campeonato Ruralzão, que agora conta também com a participação das mulheres.
*Roberto Sobrinho destacou a implantação do Segundo Tempo nas escolas do município. O projeto visa atender as crianças com aulas normais e, num outro horário (da tarde ou manhã), elas permanecerão na escola para a prática esportiva. *Cerca mil crianças serão beneficiadas. Está sendo implantada também a Escola Aberta, onde os estabelecimentos ficarão abertos nos finais de semana para atender a comunidade na prática esportiva e realização de cursos.