Amazonas - Seca mata três pessoas no Amazonas

Amazonas - Seca mata três pessoas no Amazonas

 Amazonas  - Seca mata três pessoas no Amazonas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Três pessoas já morreram este ano em comunidades próximas ao Município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus) em razão da estiagem, considerada a mais violenta desde 1991. A gravidade da situação é reflexo do fenômeno El Nino, que deixou um rastro de miséria e marcou definitivamente a vida de quem mora da região. Mesmo acostumados a enfrentar o problema, que acontece todos os anos, os 45 mil moradores do município estão tendo que contar com a ajuda do Governo para que consigam sobreviver a esse período desolador. *A morte mais recente foi do aposentado Paulo Dometrio Lopes, que faleceu na madrugada da última quinta-feira (8). Ele morava na comunidade América, distante um dia e meio de voadeira da sede do município. *De acordo com o coordenador técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena, Siziando Pontes Lobato, a situação do paciente poderia ter sido revertida caso o atendimento chegasse mais rápido. "A dificuldade de acesso não é fator determinante para a vida do paciente, mas influencia de maneira direta, pois é responsável pela descontinuidade do tratamento", explicou. Desde o dia em que o socorro foi acionado, foram dois dias para receber o atendimento. *Ao chegar de avião na cidade, pode-se facilmente constatar a situação de emergência do município. Onde até pouco tempo atrás havia um rio, agora indígenas montam acampamento na tentativa de sobreviver à situação.* O indígena Gabriel Teixeira, da etnia Kerari, mostra no seu dia a dia o reflexo do quem tem acontecido nas últimas semanas. "Estamos vivendo dificuldades que eu nunca imaginei que poderíamos passar. Tenho que sustentar esposa e três filhos e não consigo mais imaginar quais soluções posso buscar para sustentar a minha família", lamentou. *Acostumado a ter a mesa farta, o indígena teve que dividir um quilo de peixe entre mais quatro amigos. Essa foi a única coisa que pôde oferecer como alimento à família durante todo o dia de ontem. "Ainda não sei como faremos, mas temos apenas isso para dividir entre cinco famílias. Não exagero quando digo que a situação me deixa extremamente triste", lamentou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS