Promotoria do Meio Ambiente discute proposta para revitalizar igarapés de Porto Velho

A Promotora reconheceu que a recuperação dos igarapés exige grandes investimentos por parte do poder público, como obras de esgotamento sanitário e desocupação de áreas consideradas de preservação ambiental.

Promotoria do Meio Ambiente discute proposta para revitalizar igarapés de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Promotora do Meio Ambiente, Priscila Matzenbacher Tibes, se reuniu nesta quinta-feira (8), na sala de reuniões da Procuradoria Geral de Justiça, com representantes de órgãos ambientais com o objetivo de discutir propostas para revitalizar os igarapés de Porto Velho. * Na abertura da reunião, foi apresentado um estudo realizado pelo engenheiro sanitarista Alexandre Alves, do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA/MPRO), mostrando a situação de degradação dos igarapés da cidade, a maioria transformada em esgotos a céu aberto e tomada pelo lixo. * A Promotora reconheceu que a recuperação dos igarapés exige grandes investimentos por parte do poder público, como obras de esgotamento sanitário e desocupação de áreas consideradas de preservação ambiental. Mas, que algumas medidas precisam ser tomadas para resolver o problema. “Os problemas nós sabemos quais são, o que precisamos é buscar meios para começar a recuperar esses igarapés”. *O representante da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) em Rondônia, Francisco José Pereira, informou que em apenas 3% da cidade de Porto Velho há sistema de esgotamento sanitário e seu passivo ambiental é de mais de R$ 1 bilhão (recursos necessários para investimentos em obras na área ambiental). *O secretário municipal de Meio Ambiente, Avenilson Trindade, pediu o apoio do Ministério Público para construir um diagnóstico e apontar medidas legais de compensação desse passivo ambiental, já que o município não tem recursos financeiros suficientes para as obras de infra-estrutura na área de saneamento na cidade. * A reunião contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Cobrape, Sema, Semur, Semplan, A.C.V e Secretaria Municipal de Regularização Fundiária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS