*O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra de Rondônia, através de seu Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), vem promovendo cursos e oficinas que geram renda, orientam sobre alimentação, saúde, cidadania, direitos humanos e, ainda, proporcionam momentos de lazer às mulheres moradoras dos assentamentos do estado. Só em 2006, foram 161 cursos, que melhoraram de alguma forma a vida de 3.722 trabalhadoras rurais.
*O objetivo do trabalho é capacitar e conscientizar as mulheres, fazendo com que elas percebam sua importância não só na família, mas também enquanto produtoras rurais. Elevar a auto-estima dessas pessoas é o foco que norteia todas as ações.
*
Toque feminino
*Ajudar nas despesas domésticas utilizando os próprios produtos de seu lote. As assentadas perceberam que essa é uma tarefa fácil se aliarem o conhecimento técnico recebido nos cursos a seu "toque" feminino. Assim, o leite se transforma em queijo e requeijão, a carne de porco em embutidos e defumados e as frutas em doces. Tudo podendo ser vendido por um preço muito maior do que antes.
*Além disso, as mulheres capacitadas pelo ATES têm desenvolvido a criatividade e a consciência ao investir em atividades ecologicamente responsáveis. Nesse caso, sementes se transformam em biojóias, garrafas PET em artesanato e a palha do milho, que iria para o lixo, vira enfeite.
*Para mostrar tanta produção, 21 trabalhadoras participaram da Feira do Pequeno Agricultor Familiar - FEPAF, da Feira de Potencialidades do Assentamento Nova Conquista - FEPONC e da Feira de Exposição de Artesanato do Município de Machadinho D'oeste.
*
Tempo para si
*Além de ajudar no sustento da família, os cursos ensinam às mulheres um pouco mais sobre elas mesmas. Neles, elas aprendem como se prevenir de DSTs, como fazer o auto-exame nas mamas e realizam exames preventivos de câncer de colo de útero.
*Também ficam sabendo como adquirir auxílio-maternidade, bolsa-família, aposentadoria, entre outros benefícios. E, como toda mulher tem direito a ser feliz, são elaborados saraus de poesia e música e comemorações de datas festivas.
*Como resultado de todo esse trabalho, já é possível notar a intensa participação feminina na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Sustentável para os assentamentos. Além disso, elas também já ocupam cargos na direção e presidência de organizações rurais. Investindo em si e em sua comunidade, essas mulheres mostram seu valor e conseguem mais respeito a cada dia.
*
O que é o programa
*Atuando desde 2004, os técnicos do ATES representam a continuidade das atividades do Incra depois de criado o assentamento. São 185 funcionários formados em ciências agrárias, sociais, ambientais e econômicas que levam conhecimento técnico às comunidades e garantem seu desenvolvimento sustentável. Presente em 122 projetos de assentamento de Rondônia, este programa atende atualmente 24.065 famílias.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Policia Civil de Guajará Mirim faz Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
*
Ex-presidente da República Fernando Collor de Melo é sabatinado por jornalistas de Ji-Paraná