Membros da CPI Carcerária vistoriam unidades prisionais da capital

Membros da CPI Carcerária vistoriam unidades prisionais da capital

Membros da CPI Carcerária vistoriam unidades prisionais da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã dessa quinta-feira (06) os membros da CPI Carcerária, formado pelos deputados federais Neucimar Fraga (PR/ES), presidente; Domingos Dutra (PT/MA), relator; Jusmari Oliveira (PT/BA); Ernandes Amorim (PTB/RO) e Pinto Itamaraty (PSDB/MA), após desembarcar na Base Aérea do Aeroporto Gov. Jorge Teixeira, seguiram para as unidades prisionais que estão ativas na capital: Urso Branco, Urso Panda, Colônia Penal Ênio Pinheiro e o presídio Feminino. O sistema carcerário de Rondônia já foi considerado por algum tempo como falho, apresentando superlotação e insalubridade das celas onde são mantidos os presos. O fato mais notório e que chamou a atenção da mídia em todo mundo foi um dos mais violentos casos de rebelião já registrado no Brasil. Em abril de 2004, o motim dentro do presídio Urso Branco deixou o saldo de 15 detentos mortos – sendo que cinco deles foram decapitados. Na época o presídio que detinha capacidade para 350 internos, estava com a lotação de 1.050 presos. Essa ação acabou obrigando o Brasil a prestar contas à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre a adoção de medidas que protejam a vida e a integridade das pessoas detidas no Urso Branco. O presídio passou recentemente por uma reforma na sua estrutura física e mudou a dinâmica da permanência dos detentos dentro da unidade, tornando o local mais seguro e seguindo as normas exigidas para a permanência dos encarcerados.
A CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito tem por finalidade ao realizar essa vistoria in loco apurar as reais condições das unidades prisionais de todo o país, verificando se existe uma série de fatores de riscos que contrapõe a segurança dentro desses estabelecimentos correcionais, entre eles: superlotação e a violência dentro dos presídios, a ação do crime organizado dentro dessas unidades e a permanência de detentos que já cumpriram suas penas. A visita da CPI Carcerária em Porto Velho foi uma solicitação feita pelo deputado federal Ernandes Amorim.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS