Até o dia 24 de março, os Correios receberão as inscrições para o 36.º Concurso Internacional de Redação de Cartas; cujo objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
*O concurso é Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) com sede em Berna, na Suíça, e conta com apoio dos 190 países membros, dentre os quais o Brasil, que promove o concurso com o apoio das Diretorias Regionais da ECT.
*Para este ano a UPU escolheu o tema: “Imagine que você é um animal selvagem cujo habitat está ameaçado pelas mudanças do clima e do meio ambiente. Escreva uma carta aos habitantes do planeta para explicar-lhes o que fazer para ajudá-lo a sobreviver”.
*Como participar
*Uma vez que o concurso é dirigido ao público estudantil de 9 a 15 anos de idade, e, para que haja interação dos professores, as participações só poderão ocorrer através das escolas da rede pública e/ou privada de ensino, que já receberam todo o material promocional no início do ano. Cada escola pode entregar à comissão organizadora do concurso, nos Correios regional, no máximo duas redações, após passar por uma seleção interna na escola. A redação deve conter no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras e estar compatível com a faixa etária do estudante.
*Da premiação:
* No Brasil, são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado desta fase ganhará um aparelho DVD. Já o segundo e terceiro colocados receberão rádio gravador com CD (modelo portátil). A premiação é feita em data definida pela Diretoria Regional da ECT juntamente com a direção da escola, que também receberá prêmio idêntico ao atribuído para o aluno vencedor de cada fase e respectiva classificação.
* Na fase nacional, realizada em Brasília, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada em Berna, na Suíça. Nesta fase, o autor da melhor redação ganhará um microcomputador com impressora. O mesmo prêmio também será atribuído à escola do aluno vencedor.
*Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, álbum de selos postais e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).
* No ano passado, a vencedora do Concurso Internacional de Redação de Cartas foi a brasileira Laura de Paula Silva, de 14 anos. Antes disso, o Brasil já havia recebido medalha de ouro nos anos de 1972 e 1988. Atualmente, é o segundo país no ranking mundial, ficando atrás apenas da China, que já obteve por quatro vezes o título.
*Mais informações pelos telefones: (69) 3217 3609 (Joilson) e (69) 3217 – 3643/3664 (Liberalina). *O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet: www.correios.com.br.