Estado inaugura setor de diagnóstico e de cirurgias do coração no Hospital de Base
O governo do Estado inaugura, nos próximos dias, um setor de atendimento e de cirurgias para pacientes com problemas no coração. O centro de hemodinâmica, que funcionará no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), está em fase de instalação.
O objetivo é oferecer, em Rondônia, serviços cardíacos que atualmente são realizados em outros estados, através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
O novo serviço é parte das ações para a qualificação dos atendimentos. Desde o ano passado o HB também realiza implantes de marcapasso. Todos os investimentos estão sendo feitos com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual.
A previsão é de que no mês de abril o centro de hemodinâmica seja inaugurado. O setor fará serviços como diagnósticos e cirurgias cardiovasculares.
Para realizar os procedimentos, o estado formou uma equipe multidisciplinar com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares. Todos os equipamentos necessários também estão sendo adquiridos com recursos próprios.
Os investimentos estão sendo concretizados com responsabilidade e voltados para o benefício da população. O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para os problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia.
A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos como Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.