SÚMULA ESPORTIVA - Por Gilson de Oliveira

SÚMULA ESPORTIVA - Por Gilson de Oliveira

SÚMULA ESPORTIVA - Por Gilson de Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

EXCEÇÕES O futebol do Norte foi um verdadeiro fiasco na Copa do Brasil, logo em sua primeira fase, exceção aos times do Nacional do Amazonas e o Remo do Pará. A dupla salvou a pele da região ontem à noite. O Nacional despachou o Guará logo no primeiro round, dentro do Distrito Federal, por 3x1. O Remo obteve um resultado bom com o empate em 0x0 com o Central, em Caruaru. O Leão Azul sai com a vantagem para decidir em casa, no dia 5 de março, a passagem para a segunda fase da competição. O classificado enfrentará o Palmeiras. Pelo sim, pelo não, Pará e Amazonas voltam a reafirmar serem os, digamos assim, "menos ruins" da região. Pois, certamente, não passam da segunda fase da Copa Brasil. AMADORISMO Os times do Norte mostram mais uma vez a falta de estrutura, e isso faz a diferença com clubes de centros mais avançados como Sudeste e Sul e o Nordeste e Centro-Oeste. Vejam bem, a maioria absoluta dos times do Norte sofreu goleadas feias na rodada de ontem: Portuguesa 3x1 Ulbra de Ji-Paraná; Palmas 0x7 Atlético Mineiro; Paraná 4x0 Trem do Amapá; Coritiba 6x0 Tuna Luso; Rio Branco 1x3 Botafogo. E, há alguns dias, exatamente na quinta-feira, dia 14, o Atlético Roraima caiu de 7x1 diante do Náutico pernambucano em partida disputada em Manaus, campo neutro, em razão da interdição do Canarinho. Para os clubes do Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, que saudades do Copão da Amazônia, do futebol da era amadorismo....!!!!!! ETERNOS MANDATOS O fracasso do futebol da região Norte pode estar ligado ou não aos eternos mandatos de presidentes das federações ??. Para refletir: Em 1975, Pelé foi jogar no Cosmos e Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. No mesmo ano, iniciava-se o mais longo mandato do futebol brasileiro: José Carlos Xaud assumia, há 33 anos, o controle da Federação Roraimense de Futebol. Lá deve ficar até 2011. Heitor Costa está na Federação de Rondônia desde o início do futebol profissional, em 1990. Antônio Aquino, do Acre, idem. O coronel Antonio Carlos Nunes de Lima dirige a Federação Paraense há 10 anos, sem interrupção. Sem falar que o cartola já havia sido presidente da entidade por seis anos (82 a 88). ACLAMAÇÃO A falta de alternância nos comandos da CBF e das federações é um problema que não vem sendo levado a sério pelos filiados. Sob a regência da CBF, o esquema de seguidas aclamações, do também eterno presidente Ricardo Teixeira, vem funcionando há anos. Os times do Norte se conformam com pouca coisa. Os de regiões maiores, recebem grandes benefícios. Nem os políticos se envolvem para resolver o problema. A tal CPI do futebol, há anos, virou pizza. E a vida continua: a CBF não dá a mínima para a região Norte. Seu interesse é o Sudeste e Sul, principalmente, e o mercado exterior. Até para a famigerada Série C os clubes vão ter que bancar as despesas de deslocamento e hospedagem em 2008.
R Á P I D A S
O sistema eleitoral da CBF e via de regra federações é o da aclamação. Não realizam eleições com ampla divulgação. O espaço para concorrentes é o mínimo possível. Os mandatários com meses, até ano, de antecedência, se lançam, divulgam edital no tamanho de letra corpo 8, colhem assinaturas, reconhecem em cartório e pronto!!! *** Nas últimas eleições, praticamente todos têm sido aclamados. A livre concorrência parece sonho. E oposição, nem pensar. *** O novo diretor de futebol do Genus de Porto Velho, Mário Augusto, em declaração a O Estadão do Norte, dia 21, traz uma velha conversa de antecessores. A de que o time contratará jogadores experientes da Primeira Divisão do Futebol do Paraná. *** Ora bolas, brincadeira tem hora. O Genus não tem condições financeiras de bancar jogadores da região e imaginem do forte futebol do Paraná !!! Conte outra, por favor *** E o representante único da capital de Rondônia no Estadual 2008, pegará de cara a Ulbra na estréia. Diferença de elenco e de preparação: O time de Ji-Paraná vem em ritmo de Copa do Brasil, há quase dois meses. O time portovelhense começa a montar sua equipe agora. Façam as apostas *** ***Publicada simultaneamente no www.oesporteaovivo.com
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS