Centro de Zoonose alerta sobre proliferação de cães no município e esclarece método de sacrifício

Centro de Zoonose alerta sobre proliferação de cães no município e esclarece método de sacrifício

Centro de Zoonose alerta sobre proliferação de cães no município e esclarece método de sacrifício

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um dos problemas de Porto Velho está na proliferação de milhares de animais domésticos nas ruas, uma situação que vem causando incômodo em alguns bairros do município, onde a população canina aumentou muito nos últimos tempos. Ataques de cães e disseminação de doenças que podem ser transmitidas por carrapatos e ácaros, que utilizam animais domésticos como hospedeiros também já afetam a saúde pública da capital. Na manhã desta quarta-feira (27) a reportagem do Rondoniaovivo.com esteve no centro de zoonose da capital e conversou com o médico veterinário e chefe do DICAD (Divisão de Controle de Animais Domésticos), Alexandre Ribeiro, que apontou que um dos trabalhos da DICAD diz respeito a remoção e captura de animais domésticos, ou seja, cães e gatos, e elabora programas de vacinação. O veterinário Alexandre Ribeiro comentou a respeito do controle e combate ao crescimento de cães e gatos, e ressaltou: “Só é possível ter um controle se os donos desses animais se conscientizarem em minimizar a reprodução tanto em casa quanto nas ruas”, disse Alexandre.
CARROCINHA E TAXA
O departamento de controle de zoonose tem como objetivo de fazer a remoção de animais abandonados, mas, existem idéias de elaborar um programa para a castração desses animais, o centro de zoonose atenderá pedidos de populares que moram em áreas onde o número é alarmante. Alexandre falou sobre a demanda diária dos animais recolhidos pelo Centro de Zoonose Municipal e explicou que são feitas três capturas por semana com uma média de 25 animais capturados por dia, e disse à reportagem que a ação e composta por cinco auxiliares de serviços veterinários, dois policiais militares, dois motoristas e duas viaturas, mais conhecidas por “Carrocinha”. O prazo para a permanência desses animais recolhidos é de no máximo cinco dias úteis, conforme a lei “53ª” do Código de Postura do Município de Porto Velho. Para aquelas pessoas que queiram retirar seus animais domésticos do canil municipal deveram pagar uma taxa de R$ 43,00 na Prefeitura Municipal ou no Shooping Cidadão.
CAMPANHA
A campanha de vacinação contra a raiva será realizada (26/04), mas para as pessoas que queiram vacinar antes do dia ou depois podem passar no Departamento de Controle de Zoonose da capital que fica na avenida Mamoré n°1120, bairro Cascalheira, onde o atendimento ficará estendido o ano todo.
NOVO MÉTODO DE SACRIFÍCIO
O diretor do Centro de Zoonose da capital, Luiz Fernando Arantes, disse que a câmara de gás do canil municipal está desativada porque é método ultrapassado, pois o departamento oferece um outro tipo de serviço, segundo ele, mais humano, ou seja, uma injeção letal (droga eutanásica) que demora de três a cinco segundos até a morte do cão. Na câmara de gás este processo demoraria um pouco, cerca de três a cinco segundos, pois depende do biótipo de cada animal. Antes os técnicos tinham que abrir a câmara de gás para constatar se o animal estava morto ou não. Hoje com este novo método é muito melhor e prático. A droga letal (eutanásica) conhecida pelos técnicos e médicos veterinários de T61, tem em cada frasco 50ml da droga e custa R$ 370,00. Para cada animal a ser sacrificado são usados 2.9 ml, que, segundo o diretor, é essa a média para animais de porte grande, médio e pequeno. Luiz Fernando disse quando o cão está no seu último momento ele solta a “urina do pavor”, ou seja, é uma forma dele comunicar para outro cão que onde ele está entrando existe o pavor, a morte e o pânico e então aqueles que foram, deixam sua marca através da urina. Luiz Fernando esclareceu que por esse e por outros motivos que configuram mau-trato ou abuso eles estão adotando o novo método.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS