A presidente da Faser, Irany Freire Bento, participou do encerramento de mais um curso ministrado em Jaru na última semana para dezesseis monitores que vão atuar em unidades sócio-educativas, como a casa de recuperação que será inaugurada no início do mês de março naquele município. O curso, com duração de 72 horas, foi ministrado pelo Coordenador das Unidades da Faser no Estado, Renner Maiorga Martins.
*Na presença do juiz da Infância e Juventude e Diretor do Fórum de Jaru, Elsi Antonio Dalla Riva, Irany Freire destacou a parceria que vem existindo entre a Faser e a Justiça da Infância naquela localidade, oportunidade em que alertou aos monitores sobre a necessidade de se trabalhar pelo resgate e inclusão de adolescentes que vivem em situação de risco. Ela disse que os técnicos devem estar atentos para colocar em prática as orientações e desenvolver o trabalho com dedicação, carinho e respeito.
*“O papel da equipe técnica é de fundamental importância”, disse Irany, destacando que o educador deve respeitar e não ceder aos caprichos dos adolescentes. Ela também aproveitou para anunciar a realização, para o início de março, do primeiro encontro de educadores pedagógicos que atuam em unidades sócio-educativas, como uma oportunidade para que os profissionais estreitem laços e troquem informações a respeito do trabalho que desenvolvem.
*O juiz Dalla Riva chamou a atenção dos monitores para o compromisso que deve existir na condução do trabalho. Ele lembrou aos monitores a aprovação da legislação que penaliza os diretores de unidades onde forem encontradas armas ou outros objetos que possam acarretar perigo. Também destacou que os profissionais vão trabalhar com seu apoio, mas que devem observar e obedecer às regras para o bom funcionamento da unidade que será instalada na cidade.
*Para a professora Lucimar Moreira Lima que agora vai atuar como monitora, o curso foi interessante para aprofundar conhecimentos sobre as maneiras de se lidar com adolescentes em situação de risco. Ela disse que normalmente na escola também convive com crianças de baixa renda, com famílias desestruturadas, porém, agora já passa a ter informações adequadas de como enfrentar o problema. *“É possível acreditar na recuperação do ser humano”, disse, elogiando o papel das entidades que estão se reunindo em busca de soluções.
*Na oportunidade, a presidente da Faser também fez a entrega de kits de higiene, com toalhas, creme dental e escovas, além de uma mesa de ping-pong, para as atividades recreativas da nova unidade que será inaugurada em Jaru.