Para OAB-RJ, ações de fiéis da Universal ameaçam a liberdade de imprensa

Para OAB-RJ, ações de fiéis da Universal ameaçam a liberdade de imprensa

Para OAB-RJ, ações de fiéis da Universal ameaçam a liberdade de imprensa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, divulgou nota hoje criticando as ações ajuizadas por fiéis e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus contra jornalistas e veículos de imprensa que escreveram sobre o patrimônio da igreja ou do bispo Edir Macedo. Para Damous, as ações "dão a aparência de que se trata de algo orquestrado". "Trechos comuns em várias dessas ações dão a aparência de que se trata de algo orquestrado, e não de uma iniciativa isolada de fiéis da igreja, que aparecem formalmente como autores das ações", diz o presidente da OAB-RJ, em nota. Os fiéis entraram com ações na Justiça contra os jornais "Extra", "A Tarde", e contra a Folha. Nos processos movidos contra a Folha, eles se dizem ofendidos pelo teor de uma reportagem da jornalista Elvira Lobato, publicada em dezembro sobre o patrimônio da igreja. Para a OAB-RJ, essas ações "ameaçam a liberdade de imprensa e pode caracterizar litigância de má-fé". "A OAB-RJ defende a inteira liberdade religiosa e o respeito a toda e qualquer crença, mas conclama o Poder Judiciário a não se deixar instrumentalizar por segmentos que não aceitam críticas e querem agredir a liberdade de imprensa no país, tão duramente conquistada", diz Damous. Leia abaixo a íntegra da nota da OAB-RJ: "A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, condena veementemente o uso de dezena de fiéis da Igreja Universal, em todo o Brasil, para a abertura de processos contra jornalistas que assinaram reportagens sobre os negócios daquela igreja. A OAB/RJ considera que tal comportamento ameaça a liberdade de imprensa e pode caracterizar litigância de má-fé. Contra uma mesma repórter da Folha de São Paulo foram abertos mais de 50 processos em cidades de todo o país, fazendo com que ela seja obrigada a se apresentar nas audiências sob pena de ser considerada revel. O mesmo foi feito com o editor do jornal "Extra". Trechos comuns em várias dessas ações dão a aparência de que se trata de algo orquestrado, e não de uma iniciativa isolada de fiéis da igreja, que aparecem formalmente como autores das ações. A OAB/RJ defende a inteira liberdade religiosa e o respeito a toda e qualquer crença, mas conclama o Poder Judiciário a não se deixar instrumentalizar por segmentos que não aceitam críticas e querem agredir a liberdade de imprensa no país, tão duramente conquistada. Wadih Damous Presidente da OAB/RJ" *VEJA TAMBÉM: * Jornalistas repudiam intimidação da Igreja Universal * Mesmo sem CPMF, ministro garante implementação do programa Mais Saúde
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS