Amazonas - Assembléia Legislativa do Amazonas debate propostas sobre abastecimento de água
MANAUS - Preocupado com a gravidade da deficiência do sistema de abastecimento de água nas zonas leste e norte de Manaus e diante do fato de que o governo federal está destinando recursos diretos, além do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que prevê a liberação de R$ 3,9 bilhões para o saneamento na região Norte, o deputado Sinésio Campos (PT), está mobilizando um encontro de técnicos e pesquisadores de órgãos públicos.
*O propósito do deputado é debater propostas que venham contribuir com o projeto, que está sendo elaborado, em parceria pelos governos federal, estadual e municipal, para construção de um novo sistema de captação e abastecimento de água.
*As propostas serão apresentadas na audiência pública, marcada para o próximo dia 5, na ALE (Assembléia Legislativa). O Estado, conforme Sinésio Campos, já assumiu o acordo para a realização do plano integrado, com a prefeitura e governo federal, para a execução da nova adutora, com recursos federais.
*O problema da falta e até mesmo do fornecimento de água contaminada nos municípios vem sendo discutido pelo deputado Sinésio Campos desde a época em que era vereador de Manaus. Neste período a Cosama era a empresa que abastecia a cidade e a água, quando chegava as torneiras, tinha péssima qualidade.
*A privatização da Cosama, não resolveu o problema da falta de água nos bairros da zona leste e norte. É, por isso, que desde 2003 o deputado Sinésio Campos vem trabalhando na busca de soluções para o abastecimento de água de boa qualidade, não somente na capital, mas em todos os municípios do Amazonas.