Com exceção de ocorrências normais do período carnavalesco – como brigas causadas pelo excesso de álcool, por exemplo – este foi um dos carnavais menos violentos dos últimos anos, tanto em Porto Velho como no interior do estado. *Sem mortes ligadas ao festejo de Momo – houve apenas duas no período, não ligadas diretamente ao carnaval – as campanhas de conscientização lançadas pelo Governo do Estado, incluindo as do Detran, que ajudaram a diminuir drasticamente os acidentes de trânsito, terminaram a festa com números muito positivos. *Tanto o secretário de segurança, Evilásio Sena, quanto a comandante geral da Polícia Militar, coronel Angelina Ramires, destacaram o trabalho da estrutura de segurança pública como vital para que Rondônia tivesse o carnaval mais calmo dos últimos tempos. *“O grande aparato policial coibindo o crime resultou num número de ocorrências muito pequeno ao final da semana de festejos”, declarou a coronel Angelina.
*Nos hospitais o movimento foi bem aquém do esperado. O Hospital João Paulo II, que atende como pronto-socorro e estava preparado para receber as tradicionais vítimas dos períodos carnavalescos, teve movimento muito menor que o esperado. O diretor do João Paulo, Roni Peterson Rudek, comemorou: “estávamos prontos para atender todos os casos que aqui chegassem mas praticamente não mudou nada em relação aos dias normais”. *No Hospital de Base não foi diferente: somente ocorrências consideradas normais. “Foi um carnaval muito menos violento”, destacou o médico Amado Rahal, diretor da unidade, ao considerar que as ações de conscientização feitas pelo estado com a parceria da população foram os responsáveis diretos pelos dias de quase tranqüilidade vividos em Rondônia.
*A Delegacia de Crimes Contra a Vida, que registra os homicídios, não registrou sequer uma ocorrência de assassinato no período de carnaval na capital. Na Delegacia de Delitos de Trânsito e no Corpo de Bombeiros, a exemplo das demais, também não foi registrada nenhuma ocorrência fatal relacionada diretamente com o carnaval. “O resultado altamente positivo alcançado contra a violência neste carnaval é a soma das medidas preventivas adotadas pelo governo do estado com a conscientização da população, respeitando a lei e a ordem”, declarou o governador Ivo Cassol ao saber dos números apresentados.