17ª Brigada de Infantaria de Selva comemora o 63º aniversário da tomada de Monte Castelo

17ª Brigada de Infantaria de Selva comemora o 63º aniversário da tomada de Monte Castelo

17ª Brigada de Infantaria de Selva comemora o 63º aniversário da tomada de Monte Castelo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em formatura a ser realizada nesta quinta-feira (08), no Quartel General, 17º Brigada de Infantaria de Selva, irá comemorar os 63° aniversário da tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a II Guerra Mundial. A solenidade será presidida pelo General-de-Brigada Luiz Alberto Martins Bringel, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares. A solenidade começa as 8h da manhã na rua Duque de Caxias em frente ao quartel general - “Brigada Príncipe da Beira”. Histórico A tomada de Monte Castelo foi um dos feitos mais gloriosos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em sua vitoriosa campanha na II Guerra Mundial. As tentativas de conquista anteriores – desencadeadas por tropas americanas e brasileiras – não foram bem sucedidas. Tratava-se de um inimigo experiente, dotado de excepcional capacidade de combate e desdobrado em uma posição defensiva dominante. As condições meteorológicas rigorosas do inverno europeu, com temperaturas de até vinte graus negativos e muita neve, e as minas terrestres, lançadas nas vias de acesso, aumentavam a dificuldade da operação. No dia 21 de fevereiro de 1945, precisamente às 05h30min, as tropas da Força Expedicionária Brasileira cruzaram a linha de partida e seguiram, resolutas, na direção do objetivo. Depois de uma jornada de árduos combates, as forças brasileiras silenciaram a defesa inimiga. Ao cair da tarde tremulava, no Monte Castelo, a Bandeira brasileira. Era o resgate da dívida dos ataques anteriores, que não obtiveram sucesso. A conquista dessa importante elevação abriu caminho para o prosseguimento das operações da FEB até a rendição incondicional de duas divisões inimigas. Permitiu, também, a continuidade da ofensiva aliada no Vale do Reno, criando condições para a conquista da cidade de Bolonha, importante nó rodoferroviário ao norte da Itália, que abria passagem para a Áustria. Depois de mais de 220 dias de combate em solo italiano, dezenas de vilas e cidades haviam sido libertadas. Monte Castelo, entretanto, permanece como o símbolo maior de bravura, fé inquebrantável, destemor e capacidade de superação do Soldado brasileiro. *VEJA TAMBÉM: * Eleições Sindsef - Chapa 1 quer manter conquistas no Estado * FIMCA realiza nova triagem para colocação de implantes
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS