Em formatura a ser realizada nesta quinta-feira (08), no Quartel General, 17º Brigada de Infantaria de Selva, irá comemorar os 63° aniversário da tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a II Guerra Mundial.
A solenidade será presidida pelo General-de-Brigada Luiz Alberto Martins Bringel, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares.
A solenidade começa as 8h da manhã na rua Duque de Caxias em frente ao quartel general - “Brigada Príncipe da Beira”.
Histórico
A tomada de Monte Castelo foi um dos feitos mais gloriosos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em sua vitoriosa campanha na II Guerra Mundial.
As tentativas de conquista anteriores – desencadeadas por tropas americanas e brasileiras – não foram bem sucedidas. Tratava-se de um inimigo experiente, dotado de excepcional capacidade de combate e desdobrado em uma posição defensiva dominante. As condições meteorológicas rigorosas do inverno europeu, com temperaturas de até vinte graus negativos e muita neve, e as minas terrestres, lançadas nas vias de acesso, aumentavam a dificuldade da operação.
No dia 21 de fevereiro de 1945, precisamente às 05h30min, as tropas da Força Expedicionária Brasileira cruzaram a linha de partida e seguiram, resolutas, na direção do objetivo. Depois de uma jornada de árduos combates, as forças brasileiras silenciaram a defesa inimiga. Ao cair da tarde tremulava, no Monte Castelo, a Bandeira brasileira. Era o resgate da dívida dos ataques anteriores, que não obtiveram sucesso.
A conquista dessa importante elevação abriu caminho para o prosseguimento das operações da FEB até a rendição incondicional de duas divisões inimigas. Permitiu, também, a continuidade da ofensiva aliada no Vale do Reno, criando condições para a conquista da cidade de Bolonha, importante nó rodoferroviário ao norte da Itália, que abria passagem para a Áustria.
Depois de mais de 220 dias de combate em solo italiano, dezenas de vilas e cidades haviam sido libertadas. Monte Castelo, entretanto, permanece como o símbolo maior de bravura, fé inquebrantável, destemor e capacidade de superação do Soldado brasileiro.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Eleições Sindsef - Chapa 1 quer manter conquistas no Estado
*
FIMCA realiza nova triagem para colocação de implantes