Escolas da rede estadual aprendem como planejar a compra da merenda

Escolas da rede estadual aprendem como planejar a compra da merenda

Escolas da rede estadual aprendem como planejar a compra da merenda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a proposta de garantir a eficácia dos serviços que envolvem os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), bem como, a qualidade dos produtos adquiridos, o Governo do Estado iniciou nessa segunda-feira (18), através da Gerência de Apoio, Controle e Avaliação da Secretaria da Educação (Gaca/Seduc), oficinas de capacitação destinadas aos presidentes e tesoureiros de Associações de pais e professores (APPS), Comissões de Compra e Recebimento, diretores e vice-diretores. O evento tem como tema “Como planejar e comprar os produtos para a merenda escolar”, e segue até a próxima quinta-feira, no colégio Padre Moretti, em Porto Velho. De acordo com o secretário estadual da Educação, professor Edinaldo Lustoza, a capacitação acontece a cada início do ano letivo, demonstrando a preocupação do estado com a gestão dos recursos públicos, que envolvem também procedimentos de compra, recebimento, armazenagem, até o momento em que o alimento será servido aos alunos. Lustosa lembrou que o cardápio diário, elaborado por nutricionistas que fazem parte do projeto de alimentação da Seduc, prioriza os produtos regionais como forma de garantir a qualidade da merenda, bem como a produção hortifrutigranjeira local. “Durante as oficinas os técnicos da Seduc trabalham o planejamento, controle da qualidade e procedimentos licitatórios com base na Lei 866/93, entre outros, com o objetivo de garantir a compra de uma merenda saudável dentro do limite de recursos que dispomos para cada aluno, que hoje é de R$ 0,22 por dia”, destacou o secretário. Para garantir a eficácia, a executora do Projeto de Alimentação Escolar (Pale), Zilamaria Rabelo, explicou que o público alvo de Porto Velho foi dividido em quatro turmas, cada uma com 95 participantes. Ainda segundo ela, de 2 a 11 de março a capacitação será feita no Pólo II, com sede em Ariquemes, Buritis e Machadinho do Oeste; de 17 a 26, no Pólo III, sediado em Jaru e Ouro Preto; de 30 de março a 12 de abril, no Pólo IV, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Espigão do Oeste e Pimenta Bueno; de 14 a 23, no Pólo V, Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras; de 28 de abril a 7 de maio, no Pólo VI, Rolim de Moura, Santa Luzia e Nova Brasilândia; e de 12 a 21, no Pólo VII, Costa Marques, São Miguel do Guaporé e Guajará-Mirim. *VEJA TAMBÉM * Aulas na rede estadual iniciam nesta segunda-feira * Escola do Legislativo começa atividades com novos cursos
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS