Tecnologia do SIPAM garante implantação da justiça eletrônica no Amazonas

Tecnologia do SIPAM garante implantação da justiça eletrônica no Amazonas

Tecnologia do SIPAM garante implantação da justiça eletrônica no Amazonas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As comarcas do interior do Amazonas vão ingressar, em 2008, definitivamente na era da informatização e da comunicação eletrônica instantânea, utilizando as soluções de telecomunicação do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Esse projeto, chamado de “Justiça Eletrônica”, é resultado de parceria firmada entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM). Serão beneficiados, no primeiro estágio do projeto, 20 municípios do interior amazonense. Após um período de testes, o projeto de interligação de comarcas do interior com Manaus foi aprovado tecnicamente. Para formalizar a parceria e permitir a implantação efetiva dos equipamentos de telecomunicações do Sipam no interior, o Diretor-Geral do Censipam, Marcelo de Carvalho Lopes, e o presidente do TJ/AM, Desembargador Hosannah Florêncio de Menezes, assinaram nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, Acordo de Cooperação Técnica. A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal de Justiça, com a presença do Diretor Administrativo e Financeiro do Censipam, Rogério Guedes Soares; do Diretor Técnico e Operacional, Wougran Galvão; e do Gerente do Centro Técnico e Operacional do Sipam em Manaus (CTO/MN), Bruno da Gama Monteiro. Membros da Corte do TJ/AM, juízes auxiliares, representantes da Associação Amazonense de Municípios e prefeitos dos municípios beneficiados pelo projeto também compareceram à cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica. O primeiro município a ser beneficiado será Parintins. Também vão ganhar interligação com o TJ/AM as comarcas de Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Carauari, Coari, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Tefé. A parceria entre Sipam e TJ/AM é benéfica para as duas instituições. O Sipam potencializa a utilização da sua rede de telecomunicações cativa, agregando uma nova e importante finalidade para o seu parque tecnológico e o TJ/AMgarante acesso a uma solução confiável de telecomunicações e com baixíssimo custo. Segundo o Diretor-Geral do Censipam, a interligação entre as comarcas e Manaus representaria despesa anual de cerca de R$ 1,5 milhão para o TJ/AM, valor que não terá de ser desembolsado, uma vez que será aplicada a rede do Sipam. O Sipam, por sua vez, não terá despesas adicionais, pois utilizará um sistema que já está implantado. O presidente do TJ/AM, Desembargador Hosannah Florêncio de Menezes, explica que o mais importante obtido do projeto é garantir maior rapidez para a Justiça. “Assuntos que levavam até 15 dias para serem resolvidos, agora serão solucionados em minutos, por meio do computador”, diz. *VEJA TAMBÉM: * Despesas da Previdência com auxílio-doença aumentaram em 2007 * Expedito Júnior e mais três senadores discutem Caso Beron com ministro do STF
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS