Governo do Estado de Rondonia, através da Seapes, Seplan, Sesau, Emater, com a participação do Banco da Amazônia, Federação das Indústrias, Sebrae, Universidade Federal de Rondonia, Ceplac, Personal Consultoria, Crea-Ro, Funai e Incra discutiram durante esta quarta-feira(14), no auditório da Fiero, o desenvolvimento econômico sustentado da Amazônia.
*Para o representante do Banco da Amazônia, gerente executivo de desenvolvimento regional Oduval Lobatto Neto, declarou que a criação e solidificação do Sistema de Rede de Gestão compartilhada, implantada em todos os Estados da Amazônia, são sem dúvida o único caminho para o desenvolvimento social e econômico das populações desses Estados.
*O representante do governo do Estado, o economista Antonio Barbosa Toscano, da secretaria de Planejamento, declarou que é interesse e compromisso do Governo estadual, alinhar em um só chamamento todas as entidades gestoras e coordenadoras do desenvolvimento econômico de Rondonia, para fazer parte desse novo sistema conceito de produção. “Ao fazermos o desenvolvimento sustentável inserindo o tema agronegócio, estaremos contribuindo para a mudança do atual sistema de produção, que ainda na maioria dos casos é agressiva ao meio ambiente”, disse Toscano.
*O governador Ivo Cassol disse que eventos dessa natureza devem acontecer mais vezes e que o Banco da Amazônia, tem sido realmente o grande parceiro do governo do estado no desenvolvimento de Rondônia. *“Estamos adequando todos os projetos e planos de desenvolvimento às questões e leis ambientais. Contra a força e a verdade não há resistência e sabemos que os meios de produção que foram adotados até agora aqui no Estado, estão quase que totalmente ultrapassados. Precisamos agregar valores à produção, diminuir os desmatamentos, modernizar o agro negócio, implantando as agroindústrias familiares, tudo isso só será possível se houver um engajamento total de todas as entidades oficiais ou não, que atuam legalmente no estado de Rondônia”, concluiu Cassol.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Seminário discute desenvolvimento sustentado
*
Agente ambiental voluntário é sucesso de participantes