Nível do rio Madeira pode ultrapassar o recorde de 1997 e Município toma providências com ribeirinhos - Confira fotos

Nível do rio Madeira pode ultrapassar o recorde de 1997 e Município toma providências com ribeirinhos - Confira fotos

Nível do rio Madeira pode ultrapassar o recorde de 1997 e Município toma providências com ribeirinhos - Confira fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (13) a reportagem do Rondoniaovivo.com acompanhou no bairro Triângulo, zona central da capital, a situação crítica por que passam os moradores ribeirinhos naquele setor, e constatou que a cheia do rio está provocando um êxodo das famílias, muitas estão sendo remanejadas. São 800 metros de área tomados pelas águas do rio Madeira, onde vivem 98 famílias em situação de risco. O meio de transporte utilizado pelos moradores são canoas que facilitam a entrada e a saída naquele perímetro. A equipe de reportagem utilizou o meio de transporte comum naquela área, a canoa, que foi conduzida pelo pequeno “capitão” Lucas Santos, um garoto de apenas 9 anos, muito tímido, mas habilidoso na arte de remar e usa o meio de navegar para tirar uns trocados neste período de inverno. O garoto mora há mais de 5 anos na área de risco, e ao ser perguntado qual era o seu sonho, ele disse: “O meu sonho é ter uma casa nova, uma vida nova”, disse o “capitão”. Lucas perdeu o seu pai no mês passado e o seu estado ainda era de abalo emocional.
LIXO E MUDANÇA
Percorrendo o percurso alagado foram encontrados animais domésticos em águas putrefadas, peixes (alguns mortos, boiando), caramujos e muito lixo em meio de uma grande diversidade de flora. Um vigilante que mora na área de risco foi flagrado pescando e disse à reportagem que há uma grande variedade de peixes no local, usado para consumo próprio. Em um trecho da área foi encontrada uma família que estava de mudança, carregando uma embarcação com eletrodomésticos (como geladeira e fogão), ela seria conduzida para um abrigo determinado pela Prefeitura. O coordenador do “Projeto Proteger”, da Secretaria Municipal da Ação Social (SEMAS), Francisco Gideão, que estava no local orientando a mudança, disse que desde o dia 25 de dezembro vem monitorando a área e está de plantão desde terça-feira (12). O coordenador falou que algumas famílias daquela área já estão inseridas no programa Auxílio Moradia, projeto da Prefeitura para pessoas que são afetadas pela enchente. De acordo com Gideão o departamento de assistência social da Prefeitura fará um relatório onde serão obtidas informações socioeconômicas dessas famílias e em seguida a gestão municipal providenciará residências para essas pessoas nas proximidades do bairro para não prejudicar a rotina familiar, ou seja, trabalho e escola próxima dos afetados. O coordenador ao ser questionado sobre a solução que a Secretaria tomará depois do período chuvoso disse que já existe um programa habitacional dirigido a esses moradores. “Estamos trabalhando justamente para retirar essas pessoas da área de risco, pois a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (SEMUR) tem o programa habitacional com a finalidade abrigar todas essas famílias que se encontram nesse estado”, disse Gideão. Segundo ele, nos meses de abril e maio estas pessoas da área de risco serão lotadas no programa e serão transportadas para a tal área que está sendo construída, assim segundo ele.
NÍVEL DO RIO SUBINDO
O Capitão-de-Corveta, delegado Robson Oberdan Bispo de Souza, responsável pela Delegacia Fluvial de Porto Velho, disse a reportagem do Rondoniaovivo.com que o rio Madeira está 2,81 metros acima do nível do ano passado, no mesmo período. Segundo o capitão, hoje o rio está com 15, 57 metros de profundidade, e no dia 13/02/07 ele estava medindo 12,76 metros. Ao ser perguntado se este ano poderia acontecer um recorde na enchente do rio Madeira em comparação com os anos anteriores, o Capitão-de-Corveta comentou dizendo que ainda é cedo, mas não é descartada hipótese, pois o nível máximo do rio é constatado no mês de Abril e se ele já vem mostrando crescimento neste início de ano, ele pode alcançar os 17,52 metros de profundidade chegando ao recorde do ano de 1997. Entretanto, o capitão fez um comparativo e mostrou um documento onde informava que no ano de 1997 o rio marcava no mês de fevereiro 14 metros e depois chegando ao mês de abril com o número recorde. O delegado disse que a Marinha está com operações de rotina em diversas partes de rio Madeira, pois nesta época do ano o mesmo fica ainda mais perigoso devido o grande números de toras que ficam boiando em todo o percurso do rio e sua velocidade fica muito mais rápida. “A delegacia está fazendo plantão dobrado e está de olho em embarcações com irregularidades”, concluiu Robson Souza.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS