Após oito anos sendo realizado somente com apoio da iniciativa privada e principalmente do público que adquiria ingresso, no ano de 2008, o Festival Casarão contará com patrocínio da Petrobras.
O evento para conseguir tal feito, participou do Edital de Festival de Música, realizado pelo Instituto Moreira Salles, um dos mais respeitados do Brasil em matéria de música, e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, onde a Petrobras entrou como patrocinadora.
Assim, o processo de seleção teve duas etapas. Uma de análise de projetos, onde 259 projetos do Brasil inteiro se inscreveram. Após essa etapa, foram divulgados 30 finalistas, que passaram por uma sabatina no Rio de Janeiro, onde depois dessa fase, foram divulgados os 24 projetos contemplados. Dentre eles, o Casarão Ano IX.
Sobre a importância do Edital e dos eventos realizados que foram contemplados, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, explanou "Estamos trabalhando para reforçar o papel da música brasileira e de seus criadores na formação de uma identidade plural, híbrida, na qual se articulam o popular, o massivo e o erudito, o próprio e o alheio, o local, o nacional e o global", durante a cerimônia de lançamento, realizada no Palácio da Cultura Gustavo Capanema.
Voltando à realização do Festival Casarão, este acontecerá nos dias 16 a 18 de maio de 2008, sendo que sexta e domingo na casa de shows Kabanas e o sábado no Casarão da Estrada do Santo Antônio, ícone histórico de Rondônia.
O evento contará com a presença de 33 bandas, divididas nesses três dias de muita música e contará com bandas de renome nacional e com a presença de bandas da América do Sul. O lançamento do projeto acontecerá em fevereiro com uma coletiva à imprensa.