Amazonas - Ibama impõe freio à poluição no AM

Amazonas - Ibama impõe freio à poluição no AM

Amazonas - Ibama impõe freio à poluição no AM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Levando em consideração o relatório do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, lançado no último dia 2, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acaba de estabelecer limites máximos para a emissão de poluentes atmosféricos no Estado do Amazonas. A medida visa diminuir o impacto de gases tipo efeito estufa sobre a floresta e melhorar a qualidade de vida da população. *A Resolução 382 é válida para todo o território nacional, todavia cada Estado irá regular a norma de modo a viabilizá-la de maneira mais factual, conforme as necessidades locais. No Amazonas, por exemplo, segundo destaque do Ibama, como já existem inúmeras empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) que atuam no sistema da ISO 14001, o qual regula o tratamento de resíduos sólidos emitidos pela indústria, o órgão federal deverá atentar mais para questões referentes à fumaça que sai do cano de escape de automotores, dos gases da decomposição do lixão da cidade e de componentes químicos que são despejados nos igarapés da capital. *Para conter no Amazonas o aquecimento atmosférico e a poluição oriunda de gases que causam o efeito estufa, o Ibama analisará medições periódicas dos níveis de poluentes no meio, feitas por especialistas. A intenção do órgão federal é acompanhar a evolução do problema da emissão de fumaça ou resíduos sólidos tóxicos na natureza. *Gás Natural *O calor gerado a partir da queima do gás natural em Coari, na base petrolífera de Urucu, também será mensurado. Segundo o Ibama, os poluentes atmosféricos oriundos dessa queima serão medidos, bem como aqueles originados da queima da madeira e derivados (lenha, carvão etc.) no interior do Estado. *Os poluentes originados a partir de turbinas geradoras de energia, tais quais as que existem nas empresas El Paso e Manaus Energia, também serão fiscalizados. O objetivo é coibir excessos dentro do território estadual. *Refinarias de petróleo, empresas que fabricam celulose ou fundem chumbo, alumínio e vidro também serão fiscalizadas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS