O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, iniciou hoje (5), visitas a escolas municipais urbanas e conveniadas, que se estende até o próximo dia 13. Acompanhado da secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva e de titulares e representantes de outras secretarias, ele está entregando uniformes, inaugurando obras de reforma e ampliação e assinando ordens de serviço para a execução de mais obras e projetos em estabelecimentos de ensino.
*Este ano a prefeitura vai entregar 50.500 uniformes para todos os alunos da rede de ensino municipal, ou seja, educação fundamental e de adulto.
*A primeira escola a ser visitada foi Tancredo de Almeida Neves, no bairro Eletronorte, às 8h00min. O estabelecimento, que surgiu de um centro comunitário inaugurado em 1985, passou por uma reforma geral. Ganhou mais quatro salas de aula, um novo piso, forro, novos sanitários, revisão completa das instalações elétricas e repintura. Foram investidos na obra cerca de R$ 220 mil.
*Na seqüência, a comitiva seguiu para o bairro Castanheira, visitar a escola São José, mantida pelas Irmãs Filhas da Cruz, que possui convênio com o município. A secretária de Educação frisou que mesmo se tratando de escolas comunitárias, a prefeitura só realiza convênios com entidades sérias. “E esse é o caso da escolinha São José, que é muito bem cuidada pelas Irmãs, que não medem esforços para cuidar e educar bem os nossos alunos” ressalta Epifânia.
*O prefeito Roberto Sobrinho também destacou a parceria. “Quando não temos condições de construir novas escolas nós fazemos parcerias, e essa é uma boa parceria”, diz ele, enaltecendo que a educação é uma das áreas que mais avançou durante sua administração. “Só para se ter uma idéia, na área rural nós tínhamos menos de três mil alunos. Hoje já são mais de 7.500 atendidos com transporte. Colocamos mais ônibus, barcos, para assegurar à população o direito de estudar”, completa.
*Recepcionado pela comunidade local, após a solenidade Sobrinho atendeu à população e ouviu reivindicações. O presidente da associação de moradores, Lorisvaldo Gomes, disse que o bairro ainda precisa de muita atenção do poder público, principalmente na área de saneamento básico, mas que já recebeu muitas melhorias na educação. “Eu quero agradecer ao prefeito, à equipe da Semed, por essa ajuda que vem dando à nossa escola”, cita o presidente.
*Além de uniformes novos, os alunos estão recebendo kits escolares e materiais pedagógicos; e as escolas, materiais de limpeza e de secretaria, merenda, mesas e carteiras.
*Cadastramento para a Educação Infantil
*Visando atender aos pais que não compareçam à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho para solicitar vagas para os alunos de 4 e 5 anos, a Divisão de Educação Infantil (Diei) realizará um segundo cadastramento nesta segunda-feira (5).
* “Esta é a última chance para que os pais façam o cadastramento. Distribuiremos senhas aos que comparecerem na segunda-feira e caso não dê tempo de atender todo mundo, estenderemos o cadastramento até o dia seguinte. Mas somente para os que tiverem senha”, esclarece a chefe da Diei, Francisca Serrão.
*O cadastramento será realizado no auditório da Semed, a partir das 8h00min. Na primeira etapa, do dia 2 a 12 de janeiro foram recebidas 1.175 solicitações de vagas para as escolas conveniadas com a prefeitura. Destas, apenas 289 ainda não foram encaminhadas para matrículas.
A chefe da divisão explica que as solicitações pendentes são para escolas que já estão lotadas (94 no bairro 4 de Janeiro e região, 90 no Tancredo Neves, 64 no Areal e 41 no Eldorado) e que a Semed está locando e reformando prédios nesses bairros para funcionarem como escolas emergenciais.
Para o segundo cadastramento a Diei espera efetuar pelo menos mais 1.000 cadastros, em função da grande procura por vagas que ainda persiste. “Nesses espaços que estamos locando já estamos pensando nessa nova demanda de alunos que teremos que atender”, frisa Francisca.
Com exceção das escolas de Educação Infantil que serão visitadas pelo prefeito Roberto Sobrinho e sua equipe a partir desta segunda-feira, a maioria das demais vai iniciar o ano letivo no dia 12.