Medicina da São Lucas, em parceria com a USP, realiza atividade de extensão universitária em Monte Negro

Medicina da São Lucas, em parceria com a USP, realiza atividade de extensão universitária em Monte Negro

Medicina da São Lucas, em parceria com a USP, realiza atividade de extensão universitária em Monte Negro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No período de 7 a 12 deste mês, em plenas férias, um grupo de 12 alunos da Faculdade São Lucas, alguns acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia Unir) e da Faculdade de Medicina de Marília (SP), reuniram-se em Monte Negro (sede do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB5/USP), tendo como tarefas atender 150 pacientes nas áreas clínicas e cirúrgicas e elaborar um manual pioneiro na normatização de condutas clínicas ambulatoriais. Das 7h às 13h era feito o atendimento a pacientes (crianças, idosos, jovens e gestantes) para a realização de consultas médicas e pequenas cirurgias. Das 14h às 18h, os alunos, sob a coordenação do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, reuniam-se em grupos para a elaboração do manual. No dia 12 (sábado) foi realizado um workshop onde todos os alunos apresentaram os tópicos estudados e redigidos. Segundo o Professor Doutor Luís Marcelo, com o apoio da diretoria da Faculdade São Lucas, pretende-se, até julho deste ano, ter uma versão definitiva do manual, pronto para a publicação no formato de um livro. Luís Marcelo, que também coordena o Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, enfatizou que esta é uma experiência muito rica e importante para o alunado. Além da prática médica, ele acrescentou que o aluno tem contato com a população, seus costumes, suas dificuldades e ainda tem a oportunidade de refletir e estudar tópicos da área clínica e cirúrgica, e, como produto final, ainda será co-autor de um livro na área médica. "Ganha o alunado, o paciente e o curso com a padronização das condutas", salientou. As atividades não param por aí. Em julho deste ano, durante 15 dias e em cooperação com a Universidade Federal do Acre (UFAC), 40 alunos das áreas de Medicina, Odontologia e Biomedicina da Faculdade São Lucas irão realizar atendimento à saúde, em Assis Brasil (AC), e auxiliar a UFAC na execução de projeto de estudo fomentado pelo Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas (CNPq) sobre a ocorrência de bartonelose (doença infecciosa de alta letalidade, transmitida por mosquitos) na fronteira Brasil-Peru.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS