*O enfermeiro geriatra e nefrologista Pedro Augusto Paula do Carmo, acompanhado de seu monitor Paulo Faustino Mariano realizou na manhã de ontem (22) às 10h a apresentação do projeto "Envelhecimento Saudável" ao Presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Isaú Raimundo da Fonseca com o intuito de agilizar a implementação do mesmo no município ainda nos primeiros meses deste ano.
*O projeto é baseado em um outro denominado “Envelhecimento Ativo”, preconizado pela OMS [
Organização Mundial de Saúde], e tem como objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que elas envelhecem.
*Segundo Pedro Augusto o envelhecimento ativo baseia-se na otimização das oportunidades de saúde, participação social e segurança para aqueles que estão vivenciando o processo de envelhecimento.
*Para o presidente da Câmara Municipal a idéia tem tudo a dar certo, pois será discutido o propósito do projeto após o recesso executivo, ou seja, dia 15 de fevereiro, para agilizar a implantação do mesmo. “Um projeto inovador, haja vista que a população idosa a ser considerada, porque ela tem que éter uma participação tanto social quanto política”, disse Isaú Fonseca.
*“A população que está envelhecendo a cada dia carece de projetos para valorizar o envelhecimento saudável da população e dar suporte ao idoso para que tenha uma qualidade de vida mais eficiente e sem os transtornos de algumas doenças próprias da velhice, como a hipertensão e diabetes”, argumentou Isaú Raimundo mostrando-se receptivo ao projeto Envelhecimento Saudável.
*O projeto visa ainda a promoção cultural, já para março será encenadas a peça teatral “Três Velhinhas e um seqüestro” do autor carioca Bruno Faria, com a participação do Grupo “Nós do Gueto” do distrito de Nova Londrina em Ji-Paraná.
*O articulador do projeto ainda diz necessitar de apoio além do órgão público de empresas que possam colaborar na divulgação e manutenção do curso quando implantado. Os interessados podem manter contato por e-mail, no endereço eletrônico:
pseguto@uol.com.br ou pelo celular
0**69- 9204-7502 para informações.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Ribeirinhos recebem orientação nutricional através de Expedição Científica
*
Porto Velho se destaca na gestão da merenda escolar pela ONG “Ação Fome Zero”