DENÚNCIA ENVOLVE EMDUR
Leitora denuncia supostas irregularidades na ocupação de cargos de confiança na Emdur – Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Porto Velho. Segundo a denunciante, o esquema montado estaria beneficiando um pequeno grupo e que conta com a participação ativa do vereador Chico Caçula que teria emplacado parentes seus em cargos estratégicos, inclusive o gerenciamento do setor financeiro. Tendo em vista que este organismo está realizando concurso público para preenchimento de cargos de carreira, todo o cuidado é pouco, principalmente tratando-se de época de campanha eleitoral. Por falar em Emdur é bem esquisito o que está ocorrendo entre esta empresa e o Corpo de Bombeiros, no tocante a prestação de serviços solicitados e (possível) vazamento de informações.
COISAS DE RONDÔNIA
Tem Muita gente pensando que pelo fato do Estado de Rondônia ser novo, se travesti de “doutor sabe tudo”, de pioneiro, de renomado conhecedor da história rondoniense. Acontece que Rondônia não se resume a fase de Estado, tem sua história da época de Território Federal de Rondônia e Território Federal do Guaporé. Além disso, existem ainda rondonienses vivos, da época que esta imensa região pertencia aos estados de Mato Grosso e Amazonas.
Pois bem, no meio destas coisas, os absurdos acontecem. Ano passado, por exemplo, o deputado Wilber Coimbra disse durante pronunciamento na Assembléia Legislativa que a Polícia Militar não tinha identidade. Na ânsia de criticar o modelo de escolha dos oficiais daquela corporação, falou asneira. Além disso, ignorou a gloriosa história da corporação militar e a honra de muitos daqueles que contribuíram para hoje a existência da PM. Refiro-me a Guarda Territorial que antecedeu a atual Polícia Militar. A Guarda Territorial prestou relevantes serviços e foi a base para os novatos de hoje.
O Hino Céus de Rondônia transformado em hino oficial do Estado, também é mais uma vítima. Gente que aqui chegou recentemente se arvorando de “sabe tudo”, fez um novo arranjo, que “estuprou” esta obra musical. Além disso, não foi observado que em obras intelectuais não se altera, sem permissão do autor, caso contrário, a polêmica frase do Hino Nacional Brasileiro – “Deitado eternamente em berço esplêndido”, que alguns tentam mudar, já teria acontecido. No caso do hino rondoniense introduziram uma porcaria na introdução de laralá-laralá-laraná. Depois um bizarro –uuuuuuu. Apesar de Rondônia contar com entidade dos tais intelectuais de plantão, não houve qualquer manifestação para se preservar a originalidade da obra musical. Terra de muro baixo, onde muitos espertalhões fazem a festa, enganam, usam e abusam.
Ano passado o governador Ivo Cassol apareceu em público exibindo uma faixa. Pela primeira vez tal coisa aconteceu. Só que as coisas não acontecem assim: eu quero e pronto. Existem normas a serem seguidas. Os símbolos do Estado são definidos em lei. Para se instituir uma faixa governamental, deve seguir uma norma oficial, inclusive concurso público, pois se trata de um símbolo e não de uma brincadeira. Em meio a esta balbúrdia, onde uma faixa clandestina é introduzida, o hino estuprado, o brasão também é a mais recente vítima, conforme pode ser constatado na propaganda oficial da Assembléia Legislativa de Rondônia, onde alguém graciosamente resolveu instituir três folhinhas, sabe lá do que, para chancelar a propaganda oficial.
VACINA DA FEBRE AMARELA
Falta combinar melhor as relações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, com relação à vacina contra a febre amarela. Apesar de seguidas notas de envio de vacinas, a realidade nos postos de saúde é bem diferente. A Prefeitura precisa urgentemente promover ações visando preparar melhor os funcionários das unidades de saúde. Tratamento a “base de coice”. As reclamações são generalizadas e atingem também os médicos plantonistas. Qualquer dia vai ter gente apanhando dos funcionários. Socorro! Quanto a Assessoria de Imprensa maior cuidado no que envia à imprensa.
MAIS PERIGO
Pior que a AIDS uma super-bactéria já foi diagnostica nos Estados Unidos e só em 2005 matou mais de 19 mil pessoas. A doença foi constatada basicamente em homossexuais, e ao contrário da AIDS se transmite além do contágio em relação sexual, num simples toque de pele.
FIASCO DO CORPO DE BOMBEIRO
Coisas de Rondônia. Decorrido alguns anos da criação do Corpo de Bombeiro Militar em Rondônia ainda é questionável se sua implantação do ponto de vista da operacionalidade. Muitos militares com reforço de políticos na “guerra” desesperada da busca de votos, conseguiram após várias “batalhas” a autonomia e independência do Corpo de Bombeiro Militar, anteriormente subordinado ao Comando Geral da Polícia Militar, como ainda acontece em vários estados. Desde sua independência da PM, ganhando autonomia administrativa e financeira, o Corpo de Bombeiro é ainda o retrato do atraso operacional. Seu Comando Geral ocupa espaços físicos do antigo mercado do bairro Olaria. Um outro batalhão na capital (batalhão só no nome), também ocupa os inadequados espaços de um outro antigo mercado, agora transformado em quartel. Por anos, o Bombeiro contou apenas em Porto Velho com uma viatura de combate a incêndio comprado ainda na gestão do ex-governador Lauro Marques Henrique, quando Rondônia ainda era Território Federal. No interior, nos raros municípios aonde se faz presente a presença do Corpo de Bombeiro é o mesmo que nada. Todavia, no Governo Cassol finalmente esta corporação militar pela primeira vez na sua história vem sendo prestigiada, mas ainda assim, sua estrutura é acanhada, diante da necessidade do Estado. Avançamos muito, pois já houve tempo de se combater incêndio, transportando os soldados num caminhãozinho e na ausência da viatura específica, os militares portavam apenas baldes, canecas ou simples extintores manuais. Não obstante a precariedade ou a falta de equipamentos registra-se a dedicação de seus integrantes.
MENSAGENS CATASTRÓFICAS: 2008 A 2012
Sites especializados em assuntos religiosos estão veiculando revelações bombásticas atribuídas a Nossa Senhora de Fátima. Mesmo para os incrédulos as mensagens deixam a todos perplexos. Tudo estaria por acontecer entre os anos de 2000 e 2012. A questão envolve até mesmo João Paulo II que foi tido como o último papa ungido pelo Espírito Santo. Já o papa Bento XVI, segundo relatos, será dado como morto. Dentre vários fenômenos que ocorreria no mundo consta o desaparecimento de alguns países. Todas as mensagens têm um tom muito grave e até hoje não foram desmentidas oficialmente pela cúpula da Igreja Católica. Segundo orientação escapará das trevas pela qual passará a terra por três dias àqueles que se preparam de acordo com orientação da santa. A ordem é ficar onde estiver quem sair ou olhar para trás, segundo a mensagem, irá perecer. É comentado inclusive o aparecimento triunfal de Jesus Cristo. O tema vem sendo bastante difundido pelo Movimento Carismático da Igreja Católica. Na qualidade de leigo em assuntos religiosos limito-me a chamar atenção das mensagens.
A Igreja deu permissão de revelar aos fiéis uma parte da mensagem de Fátima. Maria, mãe de Jesus, apareceu a três crianças em 1917. Isto foi provado e manifestações extraordinárias ocorreram, sendo testemunhadas por dezenas de milhares de pessoas. Uma das meninas ainda vivia recentemente, ela se chamava Lúcia (*Irmã Lúcia), freira que residia enclausurada em um convento na Europa. A irmã Lúcia deu a conhecer a mensagem primeiramente ao Papa Pio XII que, ao terminar de lê-la, estava tremendo, mas manteve a mensagem em segredo e não a deu ao conhecimento público. Ao tempo devido, também a leu o Papa João XXIII, que fez a mesma coisa. Eles agiram daquele modo porque sabiam que, quando revelado, isto causaria pânico mundial e desespero. Agora outra parte é revelada, não para causar pânico, mas porque as pessoas devem conhecer isto para que se preparem. De acordo com os relatos os fatos devem acontecer até o ano de 2012.
Veja parte das mensagens: “Os homens não estão pondo em prática os Mandamentos que Nosso Pai nos deu. Satã está dirigindo o mundo, semeando ódio e discórdia em todos os lugares. Os homens fabricaram armas mortais que destruirão o mundo em minutos, a metade da humanidade será horrorosamente destruída, a guerra começará. Contra Roma haverá conflitos entre ordens religiosas. Deus permitirá que todos os fenômenos naturais, como fumaça, granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo inclemente, desastres terríveis e invernos extremamente frios, acabem pouco a pouco com a terra; estas coisas de qualquer maneira acontecerão nas proximidades do ano 2000 (aconteceram). Esses que não querem acreditar, agora é tempo, a Mãe Sagrada da humanidade lhes fala. Pratique atos de caridade com seu próximo que necessita; os que não se amam uns aos outros como meu Filho os tem amado, alguns destes, poderão sobreviver, mais Eles quererão ter morrido, milhões destes perderão a vida em segundos. A classe de castigos que estão de frente a nós, na Terra é inimaginável, e eles virão , não há nenhuma dúvida. Nosso Senhor castigará duramente a quem não creia nele, aos que rejeitam, e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Eu chamo a todos que venham para meu Filho Jesus Cristo; Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de fidelidade e lealdade, este será destruído de forma terrível.”