*Ariquemes é um dos pioneiros em Rondônia a implantar o Programa Municipal de Acesso ao Ensino Superior (Pmaes). Serão disponibilizadas 70 bolsas de estudos, com descontos que variam de 50% a 80%. Estudantes carentes serão os principais beneficiados com a “Bolsa Faculdade”.
*As inscrições começaram na quinta-feira e seguem até o dia 22. Os candidatos devem estar matriculados ou aptos para ingressarem em cursos superiores sediados em instituições de Ariquemes.
*Com desconto de 80% serão disponibilizadas 10 bolsas de estudo – o candidato terá de comprovar através de documentação que a renda familiar dele é de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas com 50% de desconto, a renda familiar do candidato não pode ultrapassar três salários mínimos.
*As inscrições estão sendo recebidas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), que vai criar um comitê gestor para analisar as fichas de inscrições.
*O estudante beneficiário do PMAES deverá prestar serviços comunitários, por um ano, durante 12 horas semanais, a partir do primeiro período de faculdade, sob supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estabelecerá em regulamento próprio, os locais do cumprimento da carga horária estabelecida, de acordo com o interesse da administração municipal
*O aluno beneficiário do PMAES deverá, após a conclusão do curso, prestar serviços gratuitos à comunidade na área de sua formação, sob supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por pelo menos duas horas diárias, durante o período de um ano, em locais a serem estabelecidos, de acordo com o interesse e necessidade da administração municipal.
*DOCUMENTAÇÃO
*Para solicitação de Bolsas de Estudos deverão ser apresentados todos os documentos abaixo relacionados. Após a seleção, a documentação será arquivada pela Comissão de Bolsas de Estudos.
*1. Comprovantes do Grupo Familiar – (cópia)
*- Carteira de identidade e CPF do aluno ou do responsável, se for menor;
*- Carteira de identidade ou Certidão de nascimento (para menores de 18 anos) dos integrantes do grupo familiar;
*- Comprovante de residência do aluno;
*- Comprovante das condições de moradia, quando não própria ( última prestação ou aluguel pagos), com verificação “in-loco” pelo serviço de assistência social da Semdes;
*- Atestado médico comprobatório, no caso de haver gastos com doença grave no grupo familiar (não serão aceitas receitas médicas ou exames);
*- Comprovante de rendimentos do aluno e dos integrantes do seu grupo familiar;
*- Declaração de Imposto de Renda de todos os integrantes do grupo familiar que tenham CPF;
*- Uma foto 3 x 4 recente
*2. Comprovantes de renda familiar – (cópia)
*- Folha de pagamento individual, contra-cheque, hollerite ou comprovante mensal (último mês) de todos os componentes do grupo familiar que trabalham ou formam rendimento;
*- Declaração do contador, em caso de negócio próprio (DECORE);
*- Declaração do Contador em caso de autônomo (DECORE);
*Se aposentado ou pensionista, comprovante de recebimento de aposentadoria ou pensão.