TJ-RO envia representantes ao Rio de Janeiro para debate sobre processo virtual

TJ-RO envia representantes ao Rio de Janeiro para debate sobre processo virtual

TJ-RO envia representantes ao Rio de Janeiro para debate sobre processo virtual

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A implantação do processo virtual – sistema de computador que permite a tramitação totalmente eletrônica dos processos, dispensado o uso do papel e permitindo mais agilidade e transparência no Judiciário vai ser discutida no Rio de Janeiro, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), por representantes de tribunais de justiça de todo o País. *O encontro para tratar sobre o processo virtual vai acontecer na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e terá a participação do Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, Alexandre Miguel, e do analista de sistemas da Coordenadoria de Informática do TJ/RO, Aloísio Spadeto, representando o Judiciário do Estado. *O Tribunal de Justiça de Rondônia é um dos primeiros no Brasil a utilizar o sistema de processo virtual, desenvolvido pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça e em fase de implantação nos tribunais de justiça do País. *O processo virtual *O sistema de processo virtual substitui as pilhas de papel sobre as mesas dos juízes e cartórios judiciais por documentos e arquivos eletrônicos, que tramita via internet, possibilitando aos juízes, advogados e demais interessados acessar os processos simultaneamente, de qualquer lugar, pela rede mundial de computadores. *Para o juiz Sérgio Tejada, secretário-geral do CNJ, isso garante uma enorme economia de tempo “e a disponibilidade de um sistema transparente e incomparavelmente mais seguro”, afirma. *A reunião no Rio de Janeiro é a quarta promovida pelo Conselho Nacional de Justiça envolvendo o grupo de trabalho criado pelo CNJ, composto por um juiz e um técnico em informática de cada tribunal. O Conselho já distribuiu o sistema aos tribunais, sem nenhum custo, os quais vêm fazendo adaptações necessárias para sua implantação. *Os recursos a serem investidos pelo CNJ para garantir este salto de qualidade no Judiciário estão previstos em até R$ 100 milhões para ajudar os tribunais que tenham dificuldades financeiras para a compra de equipamentos (computadores, digitalizadores) e treinamento de servidores e magistrados. *O Encontro também servirá para o debate sobre a aplicação da lei 11.419 – que trata da tramitação de processos no país – sancionada pelo presidente Lula em dezembro último. Certificação digital, peticionamento eletrônico, segurança de dados e autenticidade dos documentos enviados pelo sistema são questões a serem discutidas. *O Encontro será aberto às 14h de quinta-feira (18), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Sérgio Cavalieri Filho, o conselheiro do CNJ Douglas Rodrigues, o secretário-geral do CNJ, Sérgio Tejada, e o presidente da Comissão de Informática do Colégio de Presidentes, desembargador Jamil Pereira de Macedo. A reunião se estende até as 17h30 do dia 19, na sede do TJ-RJ.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS