Seplan reúne técnicos para explicar mudanças do Fundef para o Fundeb

Seplan reúne técnicos para explicar mudanças do Fundef para o Fundeb

Seplan reúne técnicos para explicar mudanças do Fundef para o Fundeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O coordenador técnico da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Luciano Guimarães organizou na manhã desta terça (17), no auditório da secretaria, o Fórum de Discussões sobre a Implantação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização aos Profissionais em Educação), medida provisória assinada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado, que veio substituir o então Fundef (Fundo de Ensino Fundamental e Valorização dos Servidores em Educação). *O evento teve como foco principal a adequação da administração estadual para a inserção do Fundeb nas áreas orçamentária, financeira e contábil e principalmente a parte operacional, no que se refere às políticas na área de Educação. “Foi por isso que reunimos os técnicos da Seduc, Sefin, Procuradoria e Controladoria, justamente para que toda a equipe ficasse ciente das mudanças que ocorreram e das responsabilidades que cada órgão terá”, destacou Guimarães. *No decorrer do encontro o coordenador Técnico da Seplan explicou que no Fundeb, novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais em Educação, estão sendo incluídas novas receitas para a distribuição de ações no ensino básico da Educação. “Parte da receita do IPVA do Estado, por exemplo, vai ser aplicada no Fundeb, o que não acontecia antes com o Fundef”, exemplificou o coordenador da Seplan lembrando que o antigo Fundo somente beneficiava o ensino fundamental público (1ª a 8ª séries). “Já o Fundeb inclui também benefícios no ensino médio, infantil, educação de jovens, adultos e indígenas”, disse. *Já os objetivos principais que motivaram na criação tanto do então Fundef, quanto do recém Fundeb vão continuar sendo executados como o seguimento de metas para melhorar cada vez mais a educação pública no País, por meio da manutenção, reforma e criação de escolas e ainda da implantação de métodos para a melhoria da qualidade do ensino. *A realização do Fórum, que contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação e Finanças, e da Controladoria e Procuradoria, foi uma determinação do governador Ivo Cassol, que após a assinatura da MP pediu que a equipe de Planejamento do Estado fizesse um estudo detalhado sobre as mudanças que irão ocorrer com a implantação do novo Fundo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS