Amazonas - Governo fará corte de 20% nos gastos

Amazonas - Governo fará corte de 20% nos gastos

Amazonas - Governo fará corte de 20% nos gastos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Todo corpo de secretários do Governo Eduardo Braga se reuniu, ontem, durante mais de três horas, para alinhavar os primeiros procedimentos que nortearão o chamado "choque de gestão", conjunto de medidas que será aplicado na administração estadual. Alicerçado no tripé "qualidade na gestão, eficiência nos serviços e aumento da capacidade de investimentos públicos", segundo o secretário de Governo, José Melo, o novo padrão de gestão implicará na redução de cerca de 20% dos gastos do governo, que serão redirecionados para áreas mais essenciais. *A premissa inicial do plano, que foi repassada aos secretários, será a obediência a uma série de normas gerais que buscam racionalizar as compras e contratações de serviços terceirizados aos órgãos estaduais. *"Vamos adicionar novos mecanismos e ampliar as compras por meio do pregão eletrônico. Uma das idéias é contratar, em bloco, serviços necessários a várias secretarias, como aluguel de veículos, de forma a conseguir preços mais competitivos", informou Melo. *A Secretaria de Fazenda caberá preparar Atas de Registro de Preços bastante completos de forma que as compras ganhem agilidade e dispensem longos processos, que demandam tempo demais e acabam por dificultar a eficiência dos serviços prestados pelo poder público estadual. *
Modernização
*"Enxugar e modernizar, sem perda da qualidade é a palavra de ordem do segundo mandato do governador Eduardo Braga", sentenciou José Melo, que presidiu a reunião na sede do Governo do Estado. Segundo ele, esse diálogo aprofundado com os secretários tem como propósito envolver diretamente os gestores num processo que só poderá dar resultados a partir do comportamento de todos. *Ao fim da reunião, ficou acertado que os secretários de Estado apresentarão suas propostas de trabalho na próxima segunda-feira (22), data em que o governador já deverá ter retornado do recesso de 10 dias. *A tarefa de instituir um modelo final de excelência na administração pública, com aumento da produtividade dos recursos públicos e melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, será das Secretarias de Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplan), de Administração (Sead) e Comissão Geral de Licitação (CGL). *
Prioridades
*O novo padrão de gestão administrativa será aplicado, inicialmente, nas Secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, prioridades no atendimento das demandas da população. O primeiro passo será a realização de um diagnóstico sobre a situação de cada uma dessas unidades por três equipes de consultores contratados e técnicos das próprias secretarias. *A partir desse levantamento será feita uma análise com as recomendações para os ajustes necessários no sentido de imprimir mais eficiência na atuação de cada órgão. "Na prática, é um serviço de consultoria com medidas de desempenho, análises e acompanhamento, um processo comum em empresas que se preocupam em atender bem seus clientes e tornar mais produtivas as suas operações", detalhou José Melo secretário de Governo. *Um exemplo dado pelo secretário é o atendimento prestado nas unidades de saúde. O problema nos serviços aos usuários pode estar localizado na recepção e não necessariamente no tratamento ambulatorial. "Identificar esses gargalos e encontrar soluções compatíveis com cada situação é a essência desse programa de gestão", resumiu Melo. *O modelo ISO 9000, processo de certificação de qualidade aplicado por grandes grupos econômicos, pode ser uma das ferramentas a serem adicionadas ao novo processo de gestão, mas vai depender das avaliações que serão feitas pelos técnicos que participarão do programa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS