O Telediagnóstico de doenças dermatológicas e lesões bucais (não é atendimento dentário) aftas, úlceras, ardência bucal inicia hoje, 14, e se estende até quarta-feira, 16, no Centro de Saúde Adolfo Rohl, centro de Ji-Paraná. Serão disponibilizadas 30 fichas por turno. O atendimento começa sempre às oito horas da manhã.
Na consulta, é realizada a documentação digital a qual é enviada a especialista em dermatologia e estomatologia na PUCRS [Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. O grupo é composto por diversos profissionais multidisciplinares, com especialidades em diversas áreas da medicina, como, enfermagem, odontologia, dermatologia, geriatria, engenharia elétrica (equipe técnica), enfermagem, nutrição, pedagogia multimeios e telecomunicações, que em aproximadamente uma semana enviarão ao posto a sugestão de conduta.
O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. em gerontologia biomédica, Éder Abreu Hüttner, considerou o trabalho realizado em 2007 de forma positiva. “Na casa geriátrica (Lar dos Idosos Aurélio Bernardi), por exemplo, vimos que houve melhora ou cura dos casos diagnosticados no ano passado, pois trabalhamos com os agentes de saúde local para sanar as causas das lesões, capacitação dos cuidadores dos idosos”, disse. Na última semana foram realizadas Avaliação nutricional e diagnóstico de síndrome metabólica nos idosos (KIT. Glicose, Triglicerídeos e colesterol.
Segundo o Dr. Éder, a meta para este ano é ver o impacto de tele-saúde na resolutibilidade dos casos e conseqüentemente a melhora na qualidade de vidas pessoas e também deixar projetos contínuos. “Com isso durante todo ano poderemos dar assistência especializada. Estamos em tratativas com o lar dos idosos e casa de saúde indígena. O nosso retorno a Ji-Paraná nos próximos anos está atrelado à implantação desses”, completa.
Órgãos participantes: Laboratório de Telemedicina da PUCRS
Faculdade de Medicina e Odontologia da PUCRS
Instituto de Geriatria e Gerontologia Biomédica da PUCRS