O convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) e a Associação dos Produtores Rurais da Linha Vinte e Um (Asprovin), de Rolim de Moura, resultou na distribuição de 500 mil mudas de café.
*A ação faz parte do Programa de Melhoria da Produtividade e Qualidade do Café, do Governo Estadual.
*Através da demanda levantada pelos técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), foram distribuídas 100 mil mudas de café Conillon para São Felipe do Oeste, 50 mil para Alvorada do Oeste e 350 mil para as linhas próximas à região de Rolim de Moura e Nova Estrela. Cada produtor deverá plantar um hectare de lavoura.
*O Convênio firmado entre a Seapes e a Asprovin previa a produção de mudas por parte da Associação para distribuição aos produtores.
*A iniciativa partiu da Associação que, ao perceber a demanda da comunidade sentiram a necessidade de incrementar a suas propriedades através da diversificação. Para isso buscaram o convênio e estão retomando o café em suas terras.
*As mudas de café são livres de pragas e doenças. A distribuição aconteceu na Linha 208-Sul, em Nova Estrela. Os produtores compareceram com seus veículos para carregarem as mudas.
*Segundo Cláudio Luiz Martelli, técnico da Emater em Ji-Paraná, no ano de 2006 já havia sido distribuído, 5.110 quilos de sementes de café, no Estado. “A Seapes pediu que a gente verificasse se o produtor estava mesmo plantando as mudas e, nas visitas detectamos que 80 por cento das sementes foram realmente transformadas em mudas”, diz. Essas mudas serão distribuídas no campo neste ano.
*O assessor Josias Custódio, que representou o governador Ivo Cassol na ação, diz que há uma previsão para que este ano de 2007 haja um incremento de cerca de cinco mil hectares de lavoura plantada.