O novo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, José Hermínio Coelho (PT), foi condenado pelo juiz Jorge Luiz dos Santos Leal a nove meses e quinze dias de prisão, em ação penal movida pelo Ministério Público Eleitoral. No entanto, o magistrado substituiu a pena de detenção por pagamento em dinheiro à entidade pública, no valor de um salário mínimo por mês, durante nove meses.
*Há 13 dias, o juiz intimou o advogado do vereador, João Batista Gomes Martins, o próprio Hermínio e o Ministério Público Eleitoral para tomarem conhecimento da sentença.
*José Hermínio deverá pagar um salário mínimo por mês, durante nove meses, à Associação de Pais e Amigos de Toxicômanos de Rondônia (APATOX), entidade que, segundo o magistrado, goza do “ reconhecimento público pelos relevantes trabalhos realizados em favor da sociedade em geral”.
*O não cumprimento da obrigação importará na conversão da pena em privativa de liberdade.
Hermínio Coelho foi acusado de desacato e de promover desordem em prejuízo dos trabalhos eleitorais
*Na eleição de 2004, Hermínio se desentendeu com funcionários da Justiça Eleitoral no ginásio do Sesi, onde ele vota. Na época, o vereador era candidato à reeleição.
*Ele contou que, ao chegar ao ginásio para votar, entrou na fila e, quando chegou sua vez, a urna eleitoral emitiu um sinal indicando que ele já havia votado, sem que as teclas tivessem sido digitadas. A mesária disse que o vereador já havia votado, este negou e começou uma discussão entre eles. “Não cometi nenhum crime. Apenas tentei exercer minha cidadania e posso ter exagerado nas palavras, mas não matei, não roubei nem fiz nada do que possa me envergonhar”, disse.
*O vereador acrescentou que sua revolta foi a de um homem simples, “de um peão que se sentiu discrimiando”. Hermínio explicou que não vai recorrer contra a sentença porque sua condenação resultará em benefício de uma entidade que presta importantes serviços à comunidade. “Gostaria de poder ajudar muito mais a APATOX, independentemente desse problema que ocorreu comigo”, completou Hermínio.