Os moradores da rua Angico, uma das principais linhas de acesso ao bairro Eletronorte, zona Sul da capital, que fica a cinco quilômetros do centro histórico de Porto Velho, estão sofrendo com as precárias condições atuais da via, pois a quantidade de buracos está crescendo cada vez mais por conta do período chuvoso, dificultando assim o tráfego de veículos de grande e médio porte naquele local.
Um dos agravantes ocorreu recentemente, quando os ônibus de linha que circulavam ali, Novo Horizonte e Grande Circular, pararam de transitar desde o último dia 03 de janeiro, trazendo prejuízos aos usuários e moradores que precisam de transporte coletivo para se dirigir aos seus respectivos trabalhos.
Arinaldo Azevedo Silva, 38, reside no bairro há 22 anos, disse à reportagem do
rondoniaovivo.com que há muito tempo aquele setor da cidade é esquecido pela administração pública e lembrou que no ano de 2002 moradores fizeram um abaixo-assinado e enviaram à Prefeitura para que ela tomasse as providências necessárias, mas o problema só foi resolvido, em sistema de emergência, depois que os populares bloquearam a rua.
Na ocasião, segundo Arinaldo, a Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) só encascalhou aquele perímetro e depois prometeu voltar para completar o serviço, mas até hoje nada foi feito.
“Os políticos só aparecem aqui em época de eleição, prometem obras e depois de eleitos nos abandonam”, disse indignado Arinaldo Silva, não escondendo sua revolta com a atual situação da rua onde mora.
Arinaldo comentou que além dele outros moradores estão revoltados com a situação lastimável da rua e de dirigir reclamações aos órgãos municipais responsáveis sem que obtenha um posicionamento oficial do que será feito para reparar os danos naquele setor da cidade.
POSICIONAMENTOS
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Trânsito (
SEMTRAN), Fernanda Moreira, informou à reportagem que o motivo da mudança de rota das linhas de ônibus, Novo Horizonte e Grande Circular, na rua Angico se deve às condições precárias da mesma, com o crescente aumento de buracos em todo o seu perímetro, por isso a Secretaria tomou como medida de prevenção a mudança, para não ter maiores danos em toda linha.
Na Secretaria Municipal de Obras, o chefe do Departamento de Vias Pública, Erenilson da Silva Brito, disse à reportagem que tem duas equipes em ação em toda a capital, e as prioridades do departamento são os alagamentos, pois o tempo chuvoso está deixando muitos bairros debaixo de água. No entanto Erenilson Brito disse que a partir desta quarta-feira, dia 09, uma de suas equipes estará sendo deslocada para a rua Angico onde serão tomadas as medidas necessárias, isto, segundo ele fez questão de frisar, “se o tempo melhorar”.
*
VEJA TAMBÉM
*
Falta de estrutura para receber migrantes preocupa Porto Velho
*
Moradores denunciam crateras no bairro do Roque