Produtores de 11 municípios recebem 500.000 mudas de café

Produtores de 11 municípios recebem 500.000 mudas de café

Produtores de 11 municípios recebem 500.000 mudas de café

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Com a distribuição, em dezembro, de 500 000 mudas selecionadas de café do tipo Conillon para produtores de 11 municípios, o Programa de Tecnificação e Desenvolvimento da Cultura do Café criou condições para uma forte retomada, em Rondônia, do cultivo da rubiácea mais consumida em todo o mundo. *O programa é administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) e busca reverter, em conjunto com outras iniciativas, a redução na área plantada e a conseqüente diminuição nas safras, observadas nos últimos anos. *Ainda assim, segundo Maria Emília da Silva, responsável técnica pela coleta e compilação de dados da secretaria, Rondônia deve ficar, em 2006, com o primeiro lugar entre os Estados produtores da região Norte, com uma estimativa de safra de 90.927 toneladas, equivalentes a 150.000 sacas de 60 kg. Em 2002, a safra chegou a 136.864 toneladas, ou 226.000 sacas. *“O café tem hoje uma excelente posição no mercado mundial de commodities e a tendência é de alta nos próximos anos, em função da explosão de consumo na Ásia, puxada pela China e pela Índia, e da queda de produção nos cafezais do Vietnã, o maior produtor mundial da espécie Robusta, à qual pertence a variedade Conillon, preferida em nossa região”, explica o técnico em agropecuária Milton Messias, que está à frente do programa na Seapes. *Além dele, profissionais especializados do campo experimental da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RO) em Ouro Preto também estão trabalhando em conjunto para oferecer aos lavradores um produto de excelente qualidade: as mudas clonais precoces, que possuem melhor produtividade e estão adaptadas às condições de solo e clima da região. *“A implantação de Unidades de Observação e Demonstração ao longo de 2006 forneceu para nossas equipes um manancial de informações atualizadas e consistentes para sustentar os programas de assistência técnica a cargo dos escritórios locais da Emater em cada município”, explica o secretário de Estado da Agricultura, Marco Antonio Petisco. *Com a conjugação de esforços por parte de associações de produtores e órgãos públicos, a expectativa é de que os novos cafezais, que devem começar a produzir a partir de 2009, alavanquem safras em volume suficiente para atender à crescente demanda, tanto nacional quanto do exterior, inclusive no “mercado justo”, que melhor remunera o café de qualidade, já produzido em municípios como Theobroma e Monte Negro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS