Desfile militar e exposições culturais no centro da capital celebram os 26 anos de Rondônia
Em comemoração aos 26 anos de instalação do Estado de Rondônia, o Governo estadual realizou nesta sexta-feira (4) um grande desfile cívico-militar na avenida Presidente Dutra, ao lado do palácio Getúlio Vargas. Nem a garoa fina que caiu sobre Porto velho afastou a população que compareceu em massa para acompanhar as festividades.
A banda da Policia Militar abriu a festa, tocando o hino de Rondônia. Logo após, o governador Ivo Cassol, acompanhado da presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Zelite Carneiro e de Janilene Melo, ex-governadora do estado, hastearam as bandeiras do Brasil, Rondônia e Porto Velho.
Na seqüência, Cassol fez um discurso ressaltando a fase extremamente positiva que atravessa o estado, fazendo referência a chegada das Usinas do Madeira e a suspensão da divida do Beron entre outras conquistas do estado.
Militares da 17ª Brigada de Infantaria de Selva abriram o desfile, seguidos da Base Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Aproximadamente 500 alunos desfilaram, iniciando com as bandeiras representando os 27 estados; Escola Tiradentes; fanfarra da Escola Estadual Maria Carmosina; pelotão caracterizado de governadores; campeões do Joer (100 alunos) e a fanfarra da Escola Estadual Tancredo Neves.
Durante todo o dia acontecem exposições de pintura, esculturas, fotografias, artesanato e literatura, em estandes montados na Praça Getúlio Vargas.
Apresentações culturais também estão programadas num palco montado na Praça Getúlio Vargas. Pela manhã e à tarde, se apresentam o Grupo Cultural Grutta (declamação de poesia); Hip-Hop; Grupo Teatral “Diz-Farça” (teatro de fantoches; grupo de dança Arte Sagrada e a banda Accuneraa (afoxé).
À noite, no mesmo local, haverá a apresentação do grupo teatral Sentidos, troupe de samba, Cia de Dança Chagas Peres; banda Los Dinos; Cara de Boneca e encerrando a programação com a banda Nitro.