Município de Vilhena consegue duplicar produção de feijão

Município de Vilhena consegue duplicar produção de feijão

Município de Vilhena consegue duplicar produção de feijão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Incentivados pelo Projeto Semear, um programa da Secretaria de Agricultura ? Seapes, executado pela Emater, os produtores de Vilhena, que até então não tinham tradição no plantio de feijão, deram início ao seu cultivo. A produção para 2005 deve ultrapassar 360 toneladas, dobrando a safra de anos anteriores.

A pecuária é o setor que tem maior destaque na economia de Vilhena. No setor agrícula, a soja é o carro chefe e o feijão não era uma cultura que animava os produtores a realizar o seu plantio.

Com o desenvolvimento do programa de governo que distribuiu e prestou assistência técnica, através da Emater, o produtor se sentiu atraído em aumentar a sua área, e o plantio de feijão que na safra 2002/2003 contava com menos de 50 hectares, passou em 2004 para 100 hectares, produzindo 180 toneladas com rendimento. Segundo a gerente da Emater em Vilhena, Eliane Back, para este ano há grandes perspectivas de ampliação de área para 200 hectares em área mecanizada, onde deverão ser produzidas 360 toneladas de grãos de feijão.

O Projeto Semear é um programa implantado pelo governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura, que retornou o fomento à agricultura como estímulo para que o produtor iniciasse novos plantios, incentivando assim o aumento da produção de grãos no Estado.

Executado pela Emater o Projeto Semear distribui ao produtor da agricultura familiar sementes fiscalizadas e/ou certificadas para que ele possa promover o plantio em área de até dois hectares.

São distribuídas sementes de feijão, arroz e milho. Em contrapartida, quando da produção, o produtor retorna ao governo a mesma quantidade, em grãos, das sementes que recebeu. Esses grãos são distribuídos a famílias carentes nos 59 municípios de Rondônia em quantidade até 10 quilos por família, contribuindo assim na minimização da fome no Estado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS