A escola municipal Padre Chiquinho, localizada no bairro Areal da Floresta, realizou ontem (28), a formatura dos cerca de 30 alunos que concluíram a etapa de formação do projeto Aluno Monitor, desenvolvido através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Polícia Civil de Rondônia, com o apoio de diversos profissionais e instituições voluntários.
*Durante cerca de um mês, os alunos, que agora vão atuar como voluntários e multiplicadores das ações do projeto na escola, receberam atendimento especial e passaram por um treinamento específico para se tornarem monitores de turma. Além do apoio pedagógico, eles tiveram atendimento psicológico, aulas de hierarquia e disciplina, ética e cidadania, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), educação ambiental e uso indevido de drogas, participaram de aulas de dança, praticaram modalidades esportivas e realizaram visitas.
*“Para participar do projeto escolhemos aqueles alunos que estavam dando trabalho na escola e em casa, com comportamento agressivo, desobediência e desinteresse”, cita o policial civil Wagner Ferreira Marques, idealizador e instrutor do projeto, destacando que a conduta utilizada é de atribuir responsabilidades aos alunos, para que eles se sintam úteis e importantes na comunidade escolar.
*A diretora da escola, Domingas Luciene Feitosa Sousa, informa que a instituição teve conquistas importantes com o projeto. “Apesar de o projeto ter chegado à escola praticamente no final do ano, tivemos casos de alunos que estavam praticamente reprovados em mais de uma matéria e, nos últimos dias de aula, conseguiram dar a volta por cima e foram aprovados”, relata Domingas.
*Outras seis escolas municipais também são atendidas pelo projeto Aluno Monitor e, segundo a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (Diefun) da Semed, Julsira Almeida Souza Carvalho, em 2007 a meta é estendê-lo a todas as demais escolas. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Polícia Civil”, frisa Julsira.
*O diretor geral da Polícia Civil, Morio Ikegawa, anunciou que a parceria irá continuar. “A Polícia Civil está à disposição da Semed e dos demais voluntários que queiram somar conosco nesse projeto, que já mudou a vida de muitos jovens”, enfoca o diretor.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Ladrões de motos são presos pela PRF e motos devolvidas aos proprietários
*
Petrobrás vai financiar projetos sociais na capital