*Um grupo de 32 alunos da escola municipal Padre Chiquinho encerra nesta quinta-feira, 28, a etapa de formação do projeto Aluno Monitor, resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Polícia Civil de Rondônia, que visa fornecer treinamento específico de monitor de turma. A formatura acontece às 18:30h, nas dependências da escola.
*Idealizado pelo policial civil e geógrafo Wagner Ferreira Marques e executado em parceria com diversos profissionais e instituições, o projeto “atende aos alunos com características de desvio de conduta. Aqueles alunos que apresentam comportamento agressivo e desobediência”, cita Wagner.
*Segundo o policial, que também é instrutor do projeto, a maioria dos casos de agressividade é desencadeada por carência afetiva e, geralmente ocorre na adolescência, uma fase bastante conturbada, principalmente para os meninos. “Nós os convocamos para um treinamento e passamos a atribuir responsabilidades aos mesmos, o que faz com que se sintam importantes”, acrescenta ele.
*A chefe da Divisão de Ensino Fundamental (Diefun) da Semed, Julsira Almeida Souza Carvalho, frisa que o comportamento dos alunos atendidos pelo projeto mudou radicalmente. “Além de se mostrarem mais calmos e atenciosos, eles também acabaram influenciando o comportamento dos outros alunos. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, diz Julsira.
*Assim como a escola Padre Chiquinho, outras cinco ainda estão fazendo o treinamento: Joaquim Vicente Rondon, Engenheiro Francisco Erse, Wadih Darwich Zacarias, Maria Izaura da Costa Cruz e João Ribeiro Soares. Os formandos da escola Padre Chiquinho, que já concluíram a formação, passarão a ser multiplicadores do projeto, assim como os monitores da Antonio Ferreira, que se formaram no mês de maio. “O projeto não termina ao final do treinamento. Agora é que ele começa a ser, efetivamente, executado”, ressalta o instrutor.